Ceclin
Maio 06, 2020 0 Comentário


IFPE Vitória produz álcool gel para ajudar no combate à pandemia

Mauro de Souza Leão França

Em um momento de crise, como a provocada pela pandemia da Covid-19, ações de solidariedade podem salvar vidas. Pensando nisso, o Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está produzindo álcool em gel, que será destinado a instituições de atendimento a idosos e a prefeituras municipais parceiras da Campus.

Utilizado para a higienização das mãos e fundamental para o combate à propagação novo coronavírus (SARS-CoV-2), o álcool em gel 70% tem sido um dos produtos mais procurados desde o início da pandemia, o que elevou o preço no mercado. Por isso, a ajuda chega em boa hora para instituições que já sofrem com a falta de recursos e as que encontram dificuldades para a aquisição do produto.

A produção no Campus Vitória teve início no dia 27 de abril, no laboratório de Química Orgânica do prédio das graduações, a partir da doação de parceiros, como a Destilaria JB, de recursos dos próprios docentes e de materiais disponibilizados pelo Campus, como explicou o professor e diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), Clécio Gomes. Ele e os professores Otávio Santos (Campus Vitória) e Alberto Silva (Campus Ipojuca) são os responsáveis pela iniciativa.

O grupo tem a meta de produzir 200 litros, dos quais 100 litros já estão prontos. O material será distribuído para instituições de atendimento a idosos e prefeituras parceiras.

GESTÃO

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (05/05) a nomeação do professor Mauro de Souza Leão França para o cargo de diretor-geral do Campus Vitória de Santo Antão para o quadriênio 2020-2024. A portaria é do dia 30 de abril. Em seu segundo mandato, o professor Mauro foi reconduzido ao cargo pela comunidade acadêmica do Campus no pleito realizado no dia 27 de novembro de 2019. Ele é graduado em Licenciatura em Química e tem especialização em Pedagogia: Gestão e Planejamento Educacional. Possui 33 anos de experiência em ensino.