Ceclin
fev 03, 2021 0 Comentário


IFPE Vitória e Tiro de Guerra serão parceiros na recuperação de matas ciliares

Representantes do Campus IFPE Vitória de Santo Antão e do Tiro de Guerra 07-004 (o Tiro de Guerra da Terra do Monte das Tabocas) reuniram-se semana passada para tratar do planejamento da parceria entre as instituições firmada no final de 2020 com o objetivo de dar continuidade às ações do projeto “Recuperação de matas ciliares e ambientes degradados por meio de tecnologias sustentáveis”. Nesta etapa do projeto estão previstas a produção e o plantio de 24 mil mudas nas matas ciliares do Município.

Participaram do encontro o diretor-geral do Campus, professor Mauro França, o coordenador-geral de Extensão, Diego Fernandes, o coordenador-geral de Produção, Estefano Juan, o Subtenente Valter Firmino da Silva e o 1º Sargento Luiz Gustavo Valente, representantes do Tiro de Guerra. O projeto, que conta agora com o apoio do Tiro de Guerra para auxiliar na execução, está vinculado a uma cooperação celebrada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o IFPE, e tem como objetivo o “diagnóstico e sensibilização de comunidades rurais e plantio de mudas como forma de desencadear o processo de recuperação de áreas degradadas na região de Vitória de Santo Antão”.

O projeto prevê a produção e plantio de 140.000 mil mudas, das quais já foram produzidas e plantadas 116.559. Além do plantio, também foi realizada, até o momento, a distribuição de 865 cartilhas elaboradas pelo Campus Vitória e intitulada “Orientações para recuperação de matas ciliares em ambientes degradados” com o intuito de conscientizar as comunidades rurais sobre a manutenção e a importância da recuperação dessas áreas.