Ceclin
ago 25, 2017 0 Comentário


Nesta segunda (28), IDEPE vai premiar municípios com bons desempenhos educacionais

Henry e Câmara no Palácio PE

Indicador estadual mede a evolução da educação pública nas escolas da rede. Escolas estaduais, municípios e gerências regionais que se destacaram no Índice são reconhecidas em solenidade de premiação, nesta segunda-feira (28)

Considerado o evento mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco, o Prêmio IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) é uma inciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Divulgado anualmente, a realização da solenidade de premiação do IDEPE entrou no calendário do Governo do Estado em 2015 e, desde então, é um momento de grande expectativa para professores e gestores estaduais e municipais de Pernambuco. O encontro acontece na próxima segunda-feira (28), às 11h, no Palácio do Campos das Princesas, sede do Governo Estadual. Durante a solenidade, também é apresentado o resultado geral de Pernambuco no Índice. O Prêmio IDEPE é marcado por grande expectativa, pois nenhum dos premiados sabe antecipadamente sua colocação, até o momento do anúncio oficial.

As variáveis utilizadas no IDEPE são as mesmas usadas no cálculo do índice nacional (IDEB): fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio. Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

São convidados para a solenidade do IDEPE os dez melhores resultados do Índice em cada uma das três categorias do prêmio (municípios, escolas e GRE). Para os municípios, receberão certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e os três melhores colocados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para as escolas da rede estadual, serão certificadas as três com melhores índices nos anos finais do ensino fundamental e as três melhores no Ensino Médio. Para as GRE, serão premiadas as três com melhor colocação no ensino médio. Nesta edição do Prêmio IDEPE, serão mais duas novas categorias premiadas: as Gerências Regionais com as maiores evoluções durante o ano; e as escolas parceiras que integram a rede pública com resultados de destaque.

Além de reconhecer o trabalho dos professores da rede estadual, os resultados do IDEPE também são usados para premiar os profissionais das escolas que cumprem as metas para o indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE).

SERVIÇO

Prêmio IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco

Data: 28 de agosto (segunda-feira), às 11h

Local: Palácio do Campo das Princesas – Salão das Bandeiras.