Ceclin
maio 24, 2011 1 Comentário


Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão) ganhará nesta terça-feira uma nova emergência obstétrica

O secretário estadual de Saúde, Antonio Figueira, inaugura nesta terça-feira, às 10h, a nova emergência obstétrica do Hospital Regional João Murilo, em Vitória de Santo Antão. O setor passou por uma readequação, ganhou novos equipamentos e, a partir de agora, passará a contar com sete leitos exclusivamente para gestantes.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, a emergência obstétrica terá o suporte de dois consultórios, sala de ultrassom, classificação de risco e bloco cirúrgico com quatro salas de parto.

Entre os equipamentos, foram comprados monitores multiparamétricos, oxímetros, glicosímetro e monitor de pressão sanguínea. Com esta nova estrutura, a unidade passa a ofertar 300 partos por mês – capacidade 10 vezes maior que a anterior à reforma.

“O João Murilo está passando por uma grande requalificação, com reforço no perfil materno-infantil, hoje uma carência na rede que estamos enfrentando. Com obras realizadas em um período muito curto de tempo, conseguimos colocar uma maternidade com 21 leitos para funcionar e separamos a emergência obstétrica da pediátrica e geral, que antes estavam em uma única estrutura”, disse Antonio Carlos Figueira.
Primeira unidade do Brasil a ser contemplada pelo programa “Rede Cegonha”, do Ministério da Saúde, o Hospital João Murilo receberá um investimento federal de R$ 1 milhão para transformar sua maternidade, hoje de médio risco, em alto risco, com a implantação de leitos de UTI. O Hospital foi inaugurado em 1969 e ganhou o nome de João Murilo em homenagem a um filho do ex-senador João Cleofas de Oliveira, que era natural do município.

(Blog do Inaldo Sampaio).