Ceclin
jan 22, 2014 0 Comentário


Horticultores participam de evento em Vitória de Santo Antão

A ação promovida pelo ProRural reuniu produtores da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste Setentrional

Produtores familiares da rede da horticultura agroecológica de 16 municípios Região Metropolitana (RMR), da Mata Sul e Agreste Setentrional estiveram reunidos, nesta terça-feira (21), no município da Vitória de Santo Antão. A pauta do encontro, promovido pala Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, foi o Programa Territórios Produtivos. Iniciativa do Governo de Pernambuco para fortalecimento da Agricultura Familiar, beneficiando as principais cadeias produtivas do Estado.

Com a proposta de melhorar a produção e elevar a renda dos produtores, o Programa Territórios Produtivos está sendo implementado utilizando os Planos Territoriais de Redes Produtivas. “Trata-se de um conjunto de ações integradas para articulação de políticas públicas, otimizando recursos para o fomento das atividades rurais”, explica o gerente técnico do ProRural, Joseilton Evangelista.

Na oportunidade, foi apresentada a metodologia utilizada para construção dos Planos, que conta com a participação da sociedade civil organizada e do Estado. “Com a contribuição de todas as pessoas e entidades envolvidas, faremos um diagnóstico de cada rede e através das demandas apontadas construiremos planos de ações e investimentos, a fim de fortalecer as atividades de produção de alimentos”, destaca.

Participaram do evento, representantes das organizações dos horticultores, associações, sindicatos, conselhos municipais, prefeituras, universidades, instituições governamentais e não-governamentais. Para Jailson Silva, coordenador do MST na RMR, as ações são de grande importância para os trabalhadores que se dedicam ao fornecimento de alimentos. “Este entendimento entre governo e agricultores é muito importante para que possamos garantir comida saudável na mesa de todos”, afirma.

De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pombos, João Francisco Filho, a proposta para o trabalho organizado, entre produtores e Estado, é uma boa oportunidade para o alcance de bons resultados. “Acredito que juntos vamos avançar e conseguir êxito”. Cerca de oitenta pessoas participaram da reunião, que aconteceu no IFPE.

No total, o Programa Territórios Produtivos traz a proposta de elaboração de 56 Planos, beneficiando, além da horticultura agroecológica, as cadeias da caprinovinocultura, apicultura, fruticultura, bovinocultura, piscicultura, dentre outras. O projeto atenderá produtores de 180 municípios, das 12 regiões de desenvolvimento do Estado.

 com informações da Assessoria.