Ceclin
maio 08, 2009 0 Comentário


Homenagens e lançamento de livro marcam o 06 de maio

Na noite da quarta feira (06) foi realizada no Teatro Silogeu no Bairro Matriz em Vitória de Santo Antão, uma homenagem a alguns vitorienses, personalidades que contribuíram com a vida do Município.
Na Solenidade foi lembrada uma data importante para Vitória de Santo Antão, 6 de maio, dia em que é comemorado a elevação de Vitória, que passou da condição de Vila para cidade, processo este ocorrido em 1843.
Na oportunidade foi lançado o livro “José Augusto Férrer Sim, sim; Não, não.” escrito por Pedro Férrer, irmão do Ex-prefeito e ex-deputado vitoriense José Augusto Férrer, registrando sua biografia. No evento várias personalidades do Município e do Estado marcaram presença, entre políticos e empresários.
A solenidade marcou as comemorações dos 166 anos da elevação, sob a presidência da Senhora Eunice Xavier, do Instituto Histórico e Geográfico local.
Estiveram presentes o Prefeito Elias Lira (DEM), o Deputado Henrique Queiroz (PR), o Presidente da Câmara – Manoel de Holanda (PMDB), os Secretários Paulo Roberto e Alexandre Ferrer, Dorany Sampaio (PMDB), dentre outros.
O Maestro Aderaldo Avelino, o jornalista João Álvares e o Poeta Dilson Lira foram os vitorienses homenageados na passagem desta data.
Em seguida foi feita a aposição do retrato de José Ferreira da Costa (Ex vice-prefeito da Vitória), ainda contando com a palestra do professor Lucivânio Jatobá da UFPE.

Pontuando sua função histórica, nesta solenidade foram empossados quatro novos sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, pelo qual o Diretor de Turismo do Município, Lissandro Nascimento, foi um dos sócios efetivados.

Após sofrer adiamento de seu lançamento, o livro do Diretor de Cultura – Pedro Ferrer, tratando da história política do ex-prefeito José Augusto Ferrer de Moraes, que se encontra internado no Hospital Português (Recife) teve seu lançamento com o título “José Augusto Ferrer sim, sim; não, não”, os quais todos os presentes receberam exemplares gratuitamente.
Segundo Paulo Roberto “este livro terá uma boa utilidade, certamente para os mais jovens, que não tiveram a chance de conhecer um homem feito Zé Augusto. Político sério, honesto, sobretudo sincero e que fez obras estruturadoras para o desenvolvimento da nossa terra”, destacou quando foi chamado para fazer as honras do lançamento da biografia do ex-prefeito.

por Cláudio Gomes e Genilda Alves/Rádio Tabocas FM.