• Ceclin
jan 22, 2016 0 Comentário


Homenagens e eventos pelo Brasil lembram os 150 anos de Euclides da Cunha

Euclides da Cunha receberá várias homenagens e atividades culturais ao longo do ano Reprodução

Euclides da Cunha receberá várias homenagens e atividades culturais ao longo do ano. Reprodução

Além de virar placa na cidade que levou seu nome, ele será tema do curta-metragem Canudos: História de Meninos

Os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha vão merecer comemorações País afora. No sertão da Bahia, a cidade que ganhou o nome do escritor em 1938 descerrará placa hoje diante do Educandário Oliveira Brito. Euclides da Cunha também prevê várias homenagens e atividades culturais ao longo do ano. Uma delas será o lançamento do curta-metragem Canudos: História de Meninos, de Antenor Júnior, que recupera a história da guerra e tem participação de adolescentes de escolas públicas da região.

Em São José do Rio Pardo, cidade paulista que adotou o escritor como filho, será um ano todo de eventos. Segundo a diretora de Cultura, Lúcia Helena Vito, o plano é resgatar a poesia de Euclides e seu lado humanista. “No dia 20 de cada mês, haverá evento especial, incluindo leituras, concertos e teatro.” A abertura hoje das comemorações juntará o Conselho Euclidiano e pessoas que se interessam pela obra do escritor ou simplesmente gostam de poesia. “Vamos ler poemas que ele escreveu muito jovem e poucos conhecem, falar sobre Euclides e lançar a programação da Semana Euclidiana, de 9 a 15 de agosto.”

O evento seria realizado no Recanto Euclidiano, ao lado da ponte sobre o Rio Pardo construída pelo escritor enquanto escrevia Os Sertões. Como é época de chuvas e o rio está cheio, a festa foi transferida para a Casa da Cultura Euclides da Cunha, casarão onde ele morou com a família de 1898 a 1901 e guarda preciosidades como o banquinho e a mesa de madeira rústica que lhe serviram de escrivaninha. A cidade ainda lembrará o escritor na Maratona Euclidiana, certame cultural de escolas locais.

A crise no Rio de Janeiro impediu Cantagalo de preparar uma grande programação, mas a cidade natal de Euclides fará ao menos um sarau hoje à noite na Praça João XXIII. “Vamos trabalhar o aniversário nas escolas ao longo de todo o ano”, conta a secretária municipal de Cultura, Cristiane Portal. “Euclides é muito importante para nós.”

Internet
No site Correio IMS (correioims.com.br), o Instituto Moreira Salles publicou duas cartas de Euclides. Na quinta, post no Blog do IMS falará sobre os “euclidianos” Olímpio de Souza Andrade e Roberto Ventura. A Academia Brasileira de Letras informou que só deve definir eventos após início do ano acadêmico, em março. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado