• Ceclin
jan 01, 2015 0 Comentário


História de Feira Nova deverá ser retratada em documentário

(Foto: Google Street View).

(Foto: Google Street View).

Um projeto de caráter pedagógico idealizado pelos estudantes de cinema e dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Monteiro e Michel Lacerda, deverá contar a história da cidade de Feira Nova, localizada no Agreste pernambucano. A idealização busca juntar relatos históricos de pessoas nativas e que conhecem o cotidiano feiranovense. Escritores, fundadores, feirantes e mandioqueiros são exemplos de possíveis entrevistados.

A ideia é que esse documentário seja distribuído e apresentado nas escolas da rede municipal de ensino da própria cidade, uma vez que, a não obrigatoriedade do ensino da história local, dentro do quadro das aulas do município afasta o aluno das origens do seu espaço. O projeto pretende ser executado em três partes distintas, sendo a primeira de pesquisa e levantamento histórico, partindo para a produção do documentário em si, e apresentação nos colégios da região.

A produção e a logística do documentário exige um certo custo. Para tentar sanar com o orçamento do trabalho, os criadores fizeram uma campanha na internet e pretendem arrecadar um valor aproximado de R$ 1.200,00. As doações podem ser feitas através deste link até o dia 15 de janeiro. O contribuidor terá seus créditos no filme e receberá por e-mail o material produzido. A temática do documentário será “A história é velha, a feira é nova”.