Ceclin
nov 10, 2011 4 Comentários


História das Ligas Camponesas é resgatada em Vitória de Santo Antão

A Biografia de Zito da Galileia, remanescente das Ligas Camponesas, é lançada em DVD resgatando o período que marcou a luta dos trabalhadores pela Reforma Agrária e o primeiro assentamento da América Latina fincado em Vitória de Santo Antão

 

O filme e a História na Mão é um documentário biográfico e cultural, produzido por Zito da Galileia, um remanescente das Ligas Camponesas do Brasil, fundada em 1955 no Engenho Galileia, Zona Rural do Município da Vitória de Santo Antão, Mata Sul de Pernambuco.

Zito da Galileia

O documentário em DVD retrata da sua atuação desde criança, incentivado pelos seus pais e pelo Advogado Francisco Julião, uma referência histórica. Relata o período de “chumbo” no País com o Golpe Militar de 1964, quando migrou para São Paulo em 1971, e o seu ingresso no Sindicato de Motoristas e Cobradores daquele Estado, quando o vídeo traz em detalhes a greve de ônibus que parou São Paulo em 1979.

Em 2001, retorna a Galileia para resgatar a história do movimento camponês, onde despertou a atenção de estudantes, professores, historiadores das maiores faculdades do Estado, provocando uma significativa repercussão. Procurando fazer um resgate de uma contundente história que estava em silêncio há 50 anos, trazendo à tona os protagonistas e idealizadores de uma heroica luta camponesa a exemplo de Zezé da Galileia, José Hortêncio, João Virgínio, Zé Francisco, Braz Francisco, Biu de Souza, Rosário, a adesão de Maria Celeste, Luiz Serafim, Francisco Julião, Miguel Arraes, Clodomir Moraes, dentre outros.

O vídeo traz detalhes de um determinado período histórico da Vitória de Santo Antão e do País. O sofrimento, o abandono e a resistência popular de uma comunidade que até pouco tempo atrás sofreu tentativas de extermínio de sua memória por parte dos políticos e donos de terra de Vitória de Santo Antão, os quais temem que os seus interesses econômicos e oligárquicos de Poder sejam ameaçados.

Apesar de não dispor de maiores recursos tecnológicos e de uma mãozinha dos produtores cinematográficos, o material é de grande valia para conhecer sem preconceitos a vida de pessoas simples que contribuíram para os avanços democráticos do Brasil. Vale a pena adquirir!

SERVIÇO

Documentário “A História na Mão. Uma biografia de Zito da Galileia”.

Telefone para pedidos: (81) 9251.4540

Apenas R$ 10,00.