Ceclin
Maio 31, 2017 0 Comentário


Hack a City aporta em Garanhuns a partir desta sexta-feira (02)

GARANHUNS PE

O Hack a City é um evento que acontece simultaneamente em alguns países pelo mundo com o objetivo de propor soluções inteligentes e criativas para problemas locais.

Iniciado em 2015 na cidade do Porto, Portugal, onde reuniu a comunidade de tecnologia para criar soluções tecnológicas interessantes e acender uma mentalidade de co-criação. No ano passado com a participação das cidades como Amersfoort/ Utrecht; Porto (já citada); Santander; e as cidades brasileiras de Olinda e Recife (Pernambuco), foram usadas como desafios das cidades, com o apoio da iniciativa OASC (Open e Agile Smart Cities) a trabalharem juntos como uma primeira tentativa de implementar uma abordagem integrada do uso de dados para a criação de soluções urbanas inovadoras através de uma plataforma FIREWARE que dispõe um conjunto de interfaces de aplicativos de programação – APIS de utilização simples e eficientes, facilitando o desenvolvimento das ações inteligentes em vários setores públicos e livres de royalties, sendo também mais rápidos para adaptação às mudanças do mercado.

Trata-se de um “hackathon” que visa testar os dados, promovendo o uso para desenvolvimento de soluções de impacto na cidade além de promover a colaboração entre os participantes durante as 24 horas ininterruptas de evento.

Garanhuns será a primeira cidade do interior do mundo que participará deste circuito internacional que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de junho simultaneamente com algumas cidades como Holanda, Inglaterra, França, Portugal, México e Itália e, no Brasil, Cuiabá e Garanhuns (representando o Estado de Pernambuco).

A articulação deste evento se dá pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns e da Gerência de Tecnologia da Informação (TI) do Município em parceria com a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e da Prefeitura do Porto (Portugal), e conta com o apoio da Associação dos Blogueiros de PE (ABlogPE).