Ceclin
jan 17, 2009 0 Comentário


Guia em 3 cidades começa amanhã

Publicado em 17.01.2009
Os candidatos às novas eleições majoritárias em três municípios do Estado vão poder iniciar o guia eleitoral de rádio a partir de amanhã, de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na rua, a propaganda foi liberada a partir de hoje. Cerca de 51 mil eleitores vão às urnas novamente, no próximo dia 8 de fevereiro, escolher o prefeito e vice em Caetés, Pombos (ambos no Agreste) e Lagoa Grande (Sertão do São Francisco). Os postulantes já foram escolhidos nas convenções partidárias e têm até hoje para apresentar o registro de candidatura.

As caminhadas, carreatas e distribuição de santinhos vão poder ocorrer até a véspera da eleição. No rádio, a propaganda termina no dia 5 de fevereiro. O resultado das urnas deve ser divulgado no mesmo dia (8) do pleito. Segundo o calendário do TRE, os comitês financeiros têm que prestar contas do dinheiro investido na campanha até 11 de fevereiro – dois dias antes da diplomação dos vencedores. Por enquanto, os presidentes das Câmaras de Vereadores das três cidades exercem o cargo de prefeito interinamente.

Em Caetés, terra natal do presidente Lula, haverá dois palanques. De um lado, a chapa comandada por Lindolfo Almeida (PSDB), com Armando Duarte (PTB) na vice. O petebista é o prefeito interino da cidade. Do outro lado, está Aércio Noronha e Hermínio Sampaio (ambos do PSB). O ex-prefeito José da Luz (PSB) pretendia lançar seu sobrinho, Hermínio, como cabeça de chapa. Mas resolveu trocá-lo pelo vereador Aércio. O novo pleito vai ser realizado porque a Justiça Eleitoral entendeu que a vitória do prefeito eleito José Luiz Sampaio (PSB) seria um terceiro mandato. Ele é filho de Zé da Luz e ex-vice-prefeito de Caetés por duas gestões.

Em Pombos, Jane Povão (PR) vai disputar novamente, com Adejane da Silva (DEM) na vice. As duas vão medir forças com a chapa do PTB, formada por Carlos Alberto e Ana Paula Lucena. Jane venceu a última eleição, mas não assumiu porque o seu vice à época, Patrício Magalhães (PV), teve o registro cassado. Em Lagoa Grande, Rose Garziera (PMDB) e Manoel da Silva Rego (PPS) vão enfrentar o ex-prefeito Robson Amorim (PSB) e Vilma Paixão (PR). Rose é mulher do prefeito eleito no ano passado, Jorge Garziera. O vice dela é o mesmo que formou a chapa ao lado do marido, que teve o registro cassado por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e não ter conseguido suspender a inelegibilidade.(Jornal do Commercio)