Guia de Artesanato destaca 42 espaços no interior do Estado
Do NE10
O projeto de interiorização do turismo da Secretaria de Turismo de Pernambuco lança na manhã desta quarta-feira (14), no Museu do Barro, o Guia Artesanato Rota 232 em Caruaru, Agreste do Estado.
O catálogo contempla o artesanato de onze destinos da BR-232 que merecem destaque pela qualidade, representatividade e beleza. São eles: Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro.
O trabalho, dividido em Zona da Mata, Agreste e Sertão, apresenta 42 estabelecimentos englobando galerias, ateliês, lojas e espaços culturais. Um quarto capítulo inteiramente dedicado ao perfil de nove mestres-artesãos, chamado Galeria dos Mestres.
Além de ser uma ferramenta de auxílio ao visitante, o guia ainda serve para descatar o valor incontestável e a diversidade do artesanato de Pernambuco. Uma riqueza cultural que, por si só, vale uma viagem pelo interior. A paisagem é um brinde e a gastronomia vem no lucro.
Além de Caruaru, em Bezerros as xilogravuras de J. Borges e as máscaras carnavalescas de Lula Vassoureiro poderão ser conferidas. Já em Pesqueira, as rendas renascença chamam atenção e em Serra Talhada, o Museu do Cangaço é o centro da arte.
De acordo com a diretora de cultura Lúcia Félix, o projeto tem como objetivo interiorizar o turismo. “O Guia está incluído no programa de interiorização do turismo, que visa salientar as nossas principais riquezas, tanto a nossa gastronomia quanto a nossa cultura artística, além do produto do artesanato, que é, sem dúvida, um valor diferenciado”, afirma.
Ainda dentro da programação de lançamento do Guia, a Secretaria de Turismo promoverá ações na Feirinha do Bom Jesus, nos dias 18 e 25 desse mês, no período da tarde, e também no Parque da Jaqueira, na próxima segunda (19), das 6h às 9h e das 17h às 20h, e no Parque Dona Lindu, no dia 24 de setembro.