Ceclin
nov 27, 2008 2 Comentários


Grupo esvazia disputa pela chave do cofre da AL

LEGISLATIVO: Maioria vai apoiar reeleição de João Fernando Coutinho para a primeira-secretaria

Franco Benites // Especial Para o Diario
Andréa Pinheiro // Diario
A menos de uma semana da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa de Pernambuco, as especulações em torno do nome do deputado André Campos (PT) para disputar a primeira-secretaria como uma via alternativa chegaram ao fim. Na tarde de ontem, o parlamementar participou de uma reunião com cerca de 25 deputados e, juntos, oficializaram o apoio à reeleição de João Fernando Coutinho (PSB), que vem travando uma disputa pelo cargo com seu colega de partido, Aglailson Júnior.

O encontro teve a presença de deputados da oposição e do governo e contou com o aval do presidente da Assembléia, Guilherme Uchoa (PDT). Além de se comprometer a não entrar na disputa pela primeira-secretaria, André Campos foi encarregado de comunicar a Aglaison a decisão do grupo. “Juntamente com Eduardo Porto (PTdoB) e Edson Vieira (PSC), informei a Aglailson que o melhor seria que ele retirasse a candidatura. Porém, ele disse que está disposto a bater chapa”, afirmou Campos.

Aglailson tem o apoio da bancada do PSB – com exceção de Coutinho, todos os parlamentares do partido assinaram um documento em apoio a seu nome -, mas não conta com a preferência do Executivo. Nos bastidores, especula-se que pode haver interferência do governador Eduardo Campos (PSB) e do comando da legenda socialista caso ele persista com sua disposição de participar da disputa.
A avaliação é de que essa intervenção é necessária para evitar o risco de o PSB perder, em um ano pré-eleitoral, o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora.
A primeira-secretaria é a responsável por gerenciar o orçamento da Assembléia – cerca de R$ 190 milhões anualmente.

Principal beneficiado pelo apoio anunciado ontem, João Fernando Coutinho foi comedido na avaliação dos útimos acontecimentos. “É claro que este apoio traz um pouco mais de tranqüilidade. Mas o meu intuito é de continuar dialogando para que se alcance um consenso”, comentou, numa indireta para Aglailson. Este, por sua vez, não foi encontrado pela reportagem do Diario para tecer comentários sobre a reunião dos deputados.

A eleição para a Mesa Diretora será segunda-feira (1º). Os deputados têm até às 12h deste dia para registrar sua candidatura. Já a retirada do nome da disputa pode ocorrer até momentos antes da votação.
(Diário de Pernambuco).