Ceclin
jul 29, 2009 2 Comentários


GRE de Vitória recebe SINTEPE de portas fechadas

A Caravana dos professores estaduais em greve, está percorrendo algumas cidades do Estado e foi recebida nesta manhã de quarta-feira na Gerência Regional de Educação – GRE da Vitória de Santo Antão de portas fechadas, seus funcionários reclusos em suas salas e sem atender a imprensa e a Comissão do SINTEPE.

Em ato público realizado na rua defronte ao prédio da GRE os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco foram recebidos pelas suas diretores regionais .

Em rápidos discursos, pois dispunham de pouco tempo devido a distância a serem percorridas, professores da rede estadual relataram à população que não estão pedindo aumento de salário e sim uma reposição prevista em Lei e negociada com o próprio governador, durante pautas apresentadas ao seu governo no ano passado. “Que agora, ele não reconhece e não cumpre o acordo feito que foi transformado em Lei”, disseram.

Ao ser convidada para usar da palavra, a Profa. Clícia Roberta, representante regional, deu boas vindas aos componentes da Caravana e relatou a dura luta de ser professor, “principalmente em momentos de luta como está sendo esse movimento por melhorias salariais e melhores condições de ensino”.

Em seguida houve a participação do senhor Manoel Santos presidente da Associação de Alunos do Estado de Pernambuco, que fez um apelo para que os pais de alunos não aceitem professores estagiários nas escolas. “Pois, a qualidade de educação dos estudantes com certeza cairá, o governo está usando deste expediente para ameaçar os professores e nós como pais de alunos, não podemos permitir. Por isso que a nossa entidade está solidária com os professores e exige que o governo volte às negociações para colocar um fim à greve”, ressaltou.

Sendo convidado para falar, o Diretor do SINTEPE Joais, declarou seu ato de repúdio a perseguição do governo estadual por tanta intransigência e ausência de diálogo aos servidores da Educação e em especial a GRE da Vitória de Santo Antão. “Pois é a que mais persegue o movimento e seguindo o exemplo do Governo estadual recebe a Caravana de portas fechadas. O que precisamos é de diálogo e não de polícia e de portas fechadas, porque o que está aqui é uma classe trabalhadora e não de marginais”, concluiu.

Finalizando, neste ato o professor Pedro agradeceu a presença de todos e comunicou que os alunos da Mata Norte aderiram aos professores que batalham por melhores salários e lembrou que os funcionários da GRE também são professores e que deveriam estar solidários com a categoria e não ficar se escondendo por trás de suas salas.

Após o ato em Vitória de Santo Antão a caravana seguiu viagem para as cidades de Caruaru, Arcoverde, devendo finalizar a sua Caravana na cidade de Triunfo.

Por Orlando Leite.