Ceclin
jul 14, 2021 0 Comentário


Gravatá monta nova Central de Regulação de Transporte

A Central de Regulação TFD/Transporte de Gravatá fica na Rua Felinto de Farias Castro, no bairro Cruzeiro, e o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h. Foto: Divulgação

A nova sede da Central de Regulação de Gravatá foi entregue nesta quarta-feira (14.7), na Rua Felinto de Farias Castro possuindo estrutura para atender aos usuários que precisam de orientações e encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recepção ampla, quatro salas, uma copa e banheiro, tudo confortável e com acessibilidade.

Isabel Silveira é assistente social da Central e estava representando a coordenadora da unidade, Juciana Medeiros. Ela fala como era o prédio anterior: “A Central de Regulação antes funcionava em um prédio que era totalmente inadequado, com a infraestrutura inadequada, tanto para a equipe técnica enquanto profissionais para ofertar o seu atendimento, quanto para os seus usuários, pois não ofertava acessibilidade, o ambiente era sujo e sem nenhuma possibilidade de atendimento à pessoa. E lidando com Transporte Fora Domicílio (TFD), enquanto Central de Regulação, estamos lidando com pessoas vulneráveis e que estão em situação social muito difícil, com a sua situação já muito carente, precisando de um acolhimento e de um atendimento de carinho, de afeto, de um olhar humanizado”, pontuou.

O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, explicou que “a Central de Regulação funciona de forma espontânea, quando a pessoa vem sem encaminhamento, ou demanda de um encaminhamento. O encaminhamento vem das unidades de saúde de Gravatá para as marcações. Então tudo isso é feito de uma forma que as pessoas quando chegam aqui elas são recepcionadas, encaminhadas a um guichê e a partir daí essas pessoas têm o resultado do seu encaminhamento que pode ser uma marcação de consulta, marcação de exame ou mesmo tratamento”, explicou.

Conselho de Cultura

O 1º Fórum Municipal de Cultura de Gravatá definiu a formação do Conselho Deliberativo de Cultura da cidade, respaldado pelo Decreto Municipal 041/2021, considerada a primeira ação de valorização cultural pela gestão do prefeito Joselito Gomes (PSB).

Os membros nomeados pelo poder público para compor o Conselho de Cultura de Gravatá são formados por representantes de cinco secretarias e também foram eleitos os representantes da sociedade civil local. O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Gravatá é Edval Carlos Souza Júnior, Júnior Darita (vice-prefeito), pelos próximos dois anos.