Gravatá entra em situação de emergência por estiagem
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais três cidades brasileiras atingidas pela estiagem. Estão na lista Lagoa Real, na Bahia, Gravatá, em Pernambuco, e Olho-D`Água do Borges, no Rio Grande do Norte. A Portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (05.09). Confira neste link.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
O prefeito de Gravatá Joselito Gomes (PSB), havia publicado o Decreto nº 40/22 no final de agosto definindo situação de emergência por estiagem por 180 dias, mesmo a região tendo chuvas intensas nos últimos meses. O gestor declarou que o volume de água represada no Município não é compatível e ou apropriada para consumo humano.