Ceclin
Maio 30, 2014 0 Comentário


Gravatá abrigará o Nordeste Marchador Fest neste Sábado

O evento é considerado o Oscar do Margalarga Marchador Nordestino

Dia 31 de maio, em Gravatá, acontecerá o evento que está sendo considerado o Oscar do Cavalo Mangalarga Marchador Nordestino, o Nordeste Marchador Fest. A realização é em virtude de oito etapas que passaram por Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia, reunindo mais de 1.500 animais e um público em torno de 50.000 pessoas.

“O nível dos cavalos inscritos é muito alto e o julgamento rigoroso, por isto é o evento que tem a cobiçada premiação de R$ 80.000,00 em espécie – a maior paga no Brasil nos eventos do Mangalarga Marchador. Conquistar o reconhecimento dentre os melhores da Região é realmente o Oscar que eleva o nome do animal, do criador e, inclusive, do Estado pertencente”, comenta o presidente da Associação em Pernambuco, João Fragoso.

O Mangalarga Marchador tem destaque graças ao seu porte e andar marchado, com tríplices apoios que promovem a postura elegante e imponente, além do conforto à montaria.

A raça originou-se a partir de cruzamentos de cavalos típicos brasileiros com europeus, que chegaram aqui durante o período colonial. Os “senhores de engenho” precisavam de uma montaria avante e cômoda, para a longa jornada de trabalho nos Engenhos de Cana de Açúcar. Então, a evolução destes cruzamentos chegou ao que temos hoje, considerado o cavalo mais sedimentado e evoluído no Brasil.

Devido ao seu importante papel no processo civilizatório nacional, conquistou o título de Patrimônio Nacional reconhecido pelo Congresso Brasileiro. Até a escola de samba Beija Flor de Nilópolis (do Rio de Janeiro) o homenageou, sendo o tema do Carnaval 2013.

Estima-se que no mundo há em torno de 30 mil criadores no Brasil, EUA, Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Canadá, Israel, Peru, Paraguai e Argentina, deste montante sete mil são associados. Só em nosso País são registrados 520 mil animais em 57 núcleos nacionais, com 25% da Região Nordeste. Inclusive, a equinocultura emprega mais mão de obra do que apropria indústria automobilística, com forte movimentação na economia nacional.

Com base fundamentadora às práticas ecológicas, sociais e culturais, o Nordeste Marchador Fest acontecerá no Hotel Canariu´s, durante a Festa do Cavalo de Gravatá. Saiba mais AQUI.

 com informações da Assessoria.