• Ceclin
abr 28, 2011 0 Comentário


Governo volta a apoiar Festa da Lavadeira

Publicado em 28.04.2011

Do NE10



Foi confirmada, após reunião realizada na Assembléia Legislativa de Pernambuco na tarde desta quinta-feira (27), o apoio governamental à tradicional Festa da Lavadeira, que este ano festeja seu 25º aniversário e tem Mestre Salu como homenageado. A confirmação termina com o impasse sobre a realização da festa, iniciado quando a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou, na noite de segunda-feira (25), que a Festa da Lavadeira deste ano teria apenas a parte religiosa e não iria comportar shows, palanques e venda de bebidas alcoólicas.
O motivo para a não realização dos shows seria, de acordo com a Prefeitura do Cabo, porque a festa acontece em uma Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia (ZETLM), a Reserva do Paiva, e por isso não comporta instalação de palanques, som e comercialização de bebidas. Entretanto, o governo anunciou que irá investir R$120 mil – valor menor do que nas outras edições. Também garantiu a presença do SAMU e o policiamento no evento, que acontece neste domingo (1), além do acesso à praia, que seria limitado com a colocação de cercas, será liberado.
Apesar das dificuldades de se montar uma estrutura de palcos neste ano, as atrações musicais estão garantidas, pois os grupos de afoxé, caboclinho, maracatu e outros ritmos receberão auxílio para transporte e alimentação. Eles também consideram a participação fundamental, pois a música está diretamente atrelada às manifestações religiosas presentes na festa.
O presidente da Associação dos Afoxés de Pernambuco, Sandro Jucá, criticou a lei ambiental do Cabo de Santo Agostinho, afirmando que teria sido aprovada por pressão da Odebrecht. “A intenção é preservar aquela área ou impedir a presença do povo?”, questionou. “Não tem como separar a manifestação cultural da religiosa”, completou. Cerca de três mil pessoas se apresentam por ano na Festa. Só o Maracatu Piaba de Ouro, do homenageado Mestre Salu, é composto por 170 integrantes.



MATÉRIA VINCULADA