Ceclin
jun 04, 2012 0 Comentário


Governo passa a distribuir remédios contra a asma

G1

Três medicamentos contra a doença foram incluídos em lista de gratuidade. Até 800 mil pacientes, dos quais muitas crianças, devem ser beneficiados.

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde passa a distribuir gratuitamente remédios contra a asma nas farmácias populares de todo o País. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União.Os medicamentos disponibilizados são o brometo de ipratrópio, o dirpoprionato de beclometasona e o sulfato de salbutamol. Segundo o Ministério da Saúde, até 800 mil pacientes por ano devem ser beneficiados.

A iniciativa faz parte do programa Brasil Carinhoso, implementado para auxiliar crianças pobres com até 6 anos de idade – a faixa etária é a mais vulnerável à asma. A distribuição se dará de modo semelhante ao que acontece com os remédios para hipertensão arterial e diabetes – 11 medicamentos contra essas doenças já são fornecidos pelo governo. Para retirá-los, é preciso levar documento com foto, CPF e receita médica.

Segundo o Ministério da Saúde, a venda de medicamentos para a asma foi a que mais cresceu ao longo do último ano, e por isso eles foram incluídos na lista de remédios gratuitos.