Ceclin
jan 15, 2010 3 Comentários


Governo de Pernambuco libera ajuda para o Haiti

Bombeiros pernambucanos se preparam para ir ao Haiti

O governo do Estado colocou um grupo de 26 bombeiros à disposição do governo federal; o corpo de bombeiros também vai enviar equipamentos
Vinte e seis bombeiros pernambucanos estão prontos para um gesto de solidariedade: eles vão ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti. Depois do Rio de Janeiro e de Brasília, Pernambuco também entrou na campanha para ajudar as vítimas do terremoto da última terça-feira, no Haiti. O governo do Estado colocou um grupo do corpo de bombeiros à disposição do governo federal.
O grupo que vai ao Haiti é formado por 26 bombeiros. Dez são especializados em resgate e atendimento pré-hospitalar e 16 são do grupamento de busca, salvamento e ações táticas.
O corpo de bombeiros também vai enviar equipamentos. São sensores e localizadores como esta câmera, capaz de encontrar pessoas embaixo dos escombros, além de equipamentos para remoção de vítimas e material para corte de madeira, ferro e concreto. Ainda não exite data para a viagem, o grupo espera uma decisão do Governo Federal.
“Esse material que foi apresentado é apenas uma pequena amostra do equipamento. Uma logística necessária para a sobrevivência da nossa equipe durante a operação. Estamos com espírito de confiança muito grande, para que agente faça um bom trabalho”, disse o comandante da operação, tenente Coronel Almir Rocha.
“A gente tem expectativa de ainda encontrar pessoas com vida. Sabemos que é difícil, que a cada dia que passa fica mais complicado, mas a gente ainda acredita”, disse o bombeiro e enfermeiro Wagner Pereira.
Quem quiser, também pode ajudar. O comitê da campanha “Ajude o Haiti” pede alimentos não-perecíveis, roupas e água mineral em garrafões de até cinco litros.
Veja locais onde podem ser entregues as doações:
– No Quartel do Derby as doações podem ser entregues a qualquer hora do dia ou da noite;
– na praça Professor Fernando Figueira – no bairro dos Coelhos – entre 8h e 18h;
– na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, que fica rua do imperador, 235, bairro de Santo Antônio – das 9h às 18h;
– Instituto de Assistência Social e Cidadania – o Iasc – que fica na rua imperial, 203, bairro de São José – das 8h às 17h;
– no parque da Jaqueira, 8h às 22h;
– no segundo Jardim de Boa Viagem, também das 8h às 22h;
– e nas igrejas das paróquias – de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.

Lafepe doa R$ 2,2 milhões em medicamentos para vítimas do terremoto no Haiti

O governador Eduardo Campos anunciou nesta sexta-feira (15) que Pernambuco vai fazer uma doação de produtos farmacêuticos produzidos pelo Laboratório Farmacêutico Miguel Arraes (Lafepe) para o socorro às vítimas da catástrofe que matou milhares de pessoas no Haiti.

São medicamentos genéricos que correspondem às necessidades básicas da população haitiana, avaliados em R$ 2,2 milhões, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, polivitamínicos e hipoclorito de sódio, entre outros.

O Estado também está viabilizando uma brigada do Corpo de Bombeiros composta por 26 homens, que vão ajudar no socorro a vítimas que ainda possam ser salvas e na remoção dos corpos.
(PE 360 Graus).