Ceclin
jun 28, 2011 0 Comentário


Governo de Pernambuco dará bolsa de estudo para estudantes das Autarquias de Ensino Municipais


O governador Eduardo Campos assinou, na manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Universidade para Todos (Proupe). O projeto de lei, que ainda será votado pelo legislativo, tem como objetivo contemplar estudantes de 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado com bolsas de estudos integrais e parciais de licenciatura e cursos de graduação.

As bolsas integrais e parciais serão concedidas em quantitativos a serem definidos semestralmente por decreto do governador e repassados às autarquias por cada aluno bolsista.

O estudante não receberá o valor da bolsa em dinheiro. Ele terá 100%, 50% ou 25% do seu curso custeado com recursos do Governo do Estado.

Poderá ser beneficiado o estudante matriculado na respectiva autarquia e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; o estudante portador de necessidade especial devidamente matriculado na instituição; e o professor não licenciado da rede pública de ensino, no exercício da docência, que opte por uma das licenciaturas da autarquia.

Haverá bolsas para todos os cursos. Mas serão priorizadas as licenciaturas em Matemática, Física ou Química, tendo em vista o déficit de professores nessas áreas. Para concessão das bolsas, serão observados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando for o caso, as notas dos vestibulares das instituições e o desempenho escolar do aluno durante o curso.