Ceclin
abr 23, 2013 0 Comentário


Governo dá incentivos ao setor sucroalcooleiro

Correio Braziliense

O governo vai anunciar nesta terça-feira (23), um amplo pacote de incentivos ao setor sucroalcooleiro. As medidas fazem parte da estratégia do Palácio do Planalto de criar condições para que a inflação ao consumidor seja reduzida em 2013. Segundo antecipou uma fonte da equipe econômica, está prevista a liberação de linhas de crédito com melhores condições para produtores de álcool. Além disso, o governo também vai desonerar a cadeira produtiva do setor de dois importantes tributos federais: o PIS e o Cofins.

O conjunto de iniciativas será apresentado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, hoje pela manhã. Ontem, ele se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única). A ideia é que seja criado o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura Sucroalcooleira.

Com mais acesso a linhas de financiamento e menos impostos, os empresários passariam a investir mais na produção do biocombustível, em vez de destinar a cana-de-açúcar para a fabricação de açúcar. Nos últimos anos, por causa de preços mais favoráveis no mercado externo, a matéria prima foi ofertada em maior quantidade à indústria de alimentos, deixando desabastecido o mercado interno de etanol.

E a tendência é que a demanda por etanol aumente ainda mais, uma vez que, em 1º de maio, a mistura do produto na gasolina passará de 20% para 25%.