• Ceclin
mar 27, 2019 0 Comentário


Governo autoriza seleção no IBGE com 209 vagas

ministro da Economia, Paulo GuedesO ministro da Economia, Paulo Guedes, autorizou a contratação de 209 profissionais temporários para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (25/03). Os profissionais vão atuar no Censo Experimental 2019 e poderão ser contratados a partir de julho.

Ainda não ficou definida banca organizadora, mas as contratações serão feitas por meio de seleção simplificada e o prazo para publicação do edital de abertura das inscrições é de até seis meses, contando a partir da publicação da Portaria.

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira: 4 para agentes censitário municipal; 25 para agente censitário superior e 180 para recenseador. O contrato de trabalho terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por período igual. As informações sobre remuneração serão divulgadas no edital.

O Censo Experimental vai funcionar como um ensaio para o Censo Demográfico que será realizado em 2020. Ele ocorrerá no segundo semestre deste ano, com locais definidos pelo IBGE. A pretensão é coletar dados integrais das cinco regiões do Brasil, sendo um município com até 200 mil habitantes e quatro distritos. O objetivo é que essa amostragem sirva para avaliar e aperfeiçoar os procedimentos previstos.