• Ceclin
abr 29, 2019 0 Comentário


Glória do Goitá fornece tratamento contra o tabagismo

Glória do Goitá fornece tratamento contra o tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Glória do Goitá, na Mata Norte pernambucana, vem fornecendo aos seus usuários  o tratamento contra o Tabagismo disponibilizado em suas unidades básicas de saúde.

Aos usuários que desejarem aderir ao programa devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para fazer o atendimentos prévio e iniciar o tratamento.

Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. No mercado nacional e internacional há uma variedade de produtos derivados de tabaco que podem ser usados de várias formas: fumado/inalado, aspirado, mascado, absorvido pela mucosa oral. Todos contém nicotina, causam dependência e aumentam o risco de contrair doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado.

O tabagismo é responsável pelos seguintes cânceres: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer nos rins; câncer de laringe (cordas vocais); câncer de pulmão; câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago.

O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina.