Ceclin
jan 08, 2009 5 Comentários


Glória do Goitá fora do racionamento

Do Pernambuco.com
Foto: Roberto Pereira

Após 10 anos, os mais de 28 mil moradores de Glória do Goitá já podem abrir as torneiras sem medo da falta de água. Nesta quarta-feira (07/01), o governador Eduardo Campos e o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida, estiveram na cidade da Mata Norte pernambucana, localizada a 75 km do Recife, para inaugurar o seu novo sistema produtor de água que para ser construído recebeu um investimento de R$ 4 milhões do Governo do Estado.
Cerca de 500 pessoas foram à Praça Joaquim Nabuco, no centro do município, para acompanhar a abertura simbólica de um chuveiro pelo governador. Durante seu discurso, Eduardo lembrou que assim como seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, fez com a energia elétrica, pretende universalizar o fornecimento de água no estado. Também mostrou-se muito feliz em poder livrar do racionamento mais de um milhão de pernambucanos em apenas dois anos de Governo.
O novo sistema produtor de Glória do Goitá tem origem na transposição de água da Barragem de Carpina, por meio de uma adutora de 18 km de extensão. Além dessa unidade, foram construídas uma estação elevatória e uma nova estação de tratamento de água (ETA). Com isso, o novo sistema terá vazão de 22,5 litros/segundo, garantindo o abastecimento regular por um período mínimo de 10 anos.