O município de Glória do Goitá, localizado na Zona da Mata Norte, distante 66 quilômetros de Recife, comemora no dia 09 de julho, 132 anos de Emancipação Política.
A Prefeitura preparou uma programação especial para festejar em grande estilo seu aniversário. As festividades alusivas a sua fundação começou no dia 1º e seguem até o dia 09 de julho em dois pólos de animações, sendo um no Pátio do Forró e outro na Praça de Eventos da cidade.
Entre as atrações, destaca-se: Arlindo dos 8 Baixos, Almir Ruche, Forró Fenomenal, Pisa na Fulô, Amigos Sertanejos, Mel com Terra, a rainha do forró Eliane, Orquestra Ópera, Paulinho Leite, Geraldinho Lins, Zé Galdino e Petrúcio Amorim.
Além disso, apresentações de Maracatus, Coco de Roda, Cavalo Marinho, Repentistas, Emboladores, Mamulengos e outros artistas da terra recheiam a festa de muita cultura popular. Mas, a programação não pára por aí. Ainda tem Feira de Saúde, e Audiência Pública sobre Plano Plurianual (PPA) com a Sociedade Civil.
Durante as comemorações também é realizada a 17ª Maratona de Emancipação. Já tradicional, ela reúne centenas de atletas do município, homens e mulheres num percurso de aproximadamente 15 km, rumo ao centro da cidade.
Para os vencedores, além de troféu e medalhas, os primeiros colocados serão premiados com TV, bicicleta, mp4, celular e R$ 1 mil divididos entre o 1º e 3º colocados. Uma missa campal será realizada na fazenda Lagoa Grande, marco zero do município.
Glória do Goitá tem cerca de 30 mil moradores e é conhecida como berço do Mamulengo, terra dos coqueiros, e da melhor farinha quebradinha de mandioca. Sua principal atividade econômica é o comércio, serviços e agroindústria.
por Everaldo Costa
Assessoria de Imprensa.
Foto: Gilmar Santos.