Ceclin
out 08, 2012 2 Comentários


Giro Eleitoral na Zona da Mata

Prefeito de Água Preta se reelege com 99,6% dos votos válidos, porém encontra-se ameaçado em não assumir

A maior vitória proporcional de Pernambuco nessas eleições foi a do prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), reeleito com 99,6% dos votos válidos.

Ele é pai do deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB), 1º secretário da Assembleia Legislativa. Eduardo Coutinho foi eleito pela quarta vez e é um dos grandes amigos do governador Eduardo Campos.

Contudo, o resultado da apuração das urnas ainda pode ser alterado, com possibilidade de inverter a vitória, nos municípios pernambucanos de Cedro e Água Preta. Em ambos os casos há candidaturas sub júdice, ou seja, os registros foram indeferidos e por isso os votos foram contabilizados como nulos, mas os candidatos ainda podem recorrer da decisão.

Em Água Preta o caso é menos complicado, mas ainda assim pode alterar o resultado das urnas. O postulante do PDT, Armando Souto, foi impugnado, mas concorre com recurso no TSE. O total de votos nulos chega a 54,02% por conta dos registros direcionados ao pedetista. Por esta razão, caso Armando seja liberado pelo Tribunal para o pleito, ele ainda tem a possibilidade de reverter o resultado da eleição.

Daniel retoma a Prefeitura de Chã Grande

Com 52% dos votos computados nas urnas da cidade de Chã Grande, o ex-prefeito Daniel Alves (PP), voltará ao comando da cidade em janeiro de 2013. Com 7.271 votos contra os 6.469 de Queiroz de Paiva (PR), Daniel venceu.

Os eleitores com carros e motos saíram em desfile pelas ruas da cidade, distante a 18 km do Centro de Gravatá. Destacam-se Gilvan Pontaleão (PSL) grande liderança daquela região e a filha do prefeito eleito, Danielle Alves (PDT) que renova mandato com 745 votos.

 

Lucrécio governará com maioria na Câmara de Vereadores de Escada

Dos treze parlamentares eleitos no domingo (7), Lucrécio Gomes (PSB), já pode contar com apoio de oito vereadores que fizeram parte do seu bloco político e de sua campanha: Sandra do Matadouro (1.574 votos), Cara Veia (1.468), Deda Móveis (1.232), Rodrigo de Ureia (1.155), Zé Amaro do Alvorada (1.039), Leo de Frexeiras (774), Flávio Móveis (772) e Paulinho (556).

Dentre os eleitos pelos partidos de apoio ao atual prefeito, o que, em tese, representarão oposição ao futuro governo do PSB, estão Alberto de Nova Escada (550), Rogério (1.468), Elias Ribeiro (1.253), Massé de Frexeiras (1.075) e Júnior de Massauassu (583).

Votos para Jânio Gouveia podem ser anulados

O prefeito eleito de Amaraji, Jânio Gouveia, obteve 40,03% dos votos validos nas eleições municipais. Rildo Reis (PT) foi o segundo colocado com 30,49% e Bernadete do Sesp ficou com 29,19%. Tarcísio (PMN) teve apenas 39 votos.

No entanto, o caso de Jânio Gouveia ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral sobre sua inelegibilidade. Jânio tem contas rejeitadas no Tribunal de Contas da União. Se a decisão do TSE mantiver a impugnação, todos os votos dados a ele serão nulos e o segundo colocado, Rildo Reis, será o prefeito diplomado no município. Decisão deve sair nos próximos dias.

Socialista vence as eleições em Carpina

O socialista Carlinhos do Moinho foi eleito prefeito de Carpina. O candidato do PSB contou com o apoio do deputado estadual Antônio Moraes (PSDB), o qual estava sempre presente nos comícios no município. Carlinhos do Moinho recebeu 21.733 (51,47%), enquanto o tucano BotaFogo Júnior registrou 20.251 (47,96%) e Everaldo das Joias, do PTC, 239 (0,57%).

Por volta das 19h30, onde os números já apontavam a vitória de Carlinhos, uma multidão vestida de amarelo, se aglomerou em frente a sua residência na Rua dos Tamarindos. O prefeito eleito seguiu em carreata com seus eleitores até o Centro da cidade ao lado de amigos e da vice prefeita Marta Guerra.

Pereira volta a Prefeitura do Paudalho

Na cidade do Paudalho a vitória também ficou com um socialista. José Pereira de Araújo (Pereira) recebeu 11.769 (40,54%), enquanto Eufrásio Filho registrou 10.374 (35,74%), o atual prefeito Fernando Moreira, do PTB, 5.439 (18,74%) e Terezinha Bandeira PP, 1.446 (4,98).

 

 Confira listagem dos prefeitos eleitos na Mata Norte e Sul de Pernambuco…