ONG Geração Futuro celebra 16 anos
A celebração de aniversário da Geração Futuro, realizada na manhã desta quinta-feira (07.10), na sede, na cidade de Pombos, reuniu colaboradores e sócios. A trajetória dos dezesseis anos de fundação da organização foi lembrada pela diretora geral Suély Maria e outros sócios.
“A Geração Futuro é fruto da mobilização de um grupo de jovens de Pombos onde, a partir de uma realidade de negação de direitos, especialmente para o público de crianças, adolescentes e jovens, decidiu mobilizar pessoas e iniciar atividades onde educação e arte pudessem ser a via de possibilidades de construção de futuros desejáveis”, disse Suély, que se emocionou ao lembrar a precariedade dos recursos para montar o primeiro grupo de maracatu de baque solto da cidade: “eram latas usadas, baquetas feitas de galhos. Alí a transformação acontecia”.
Após uma roda de diálogo, que trouxe reflexões sobre o cenário que as organizações sociais do País enfrentam para resistir às diversas forças de negação de direitos, foram apresentados os resultados e as perspectivas dos projetos da organização. “Estamos otimistas! Vamos continuar firmes, contribuindo e oportunizando pessoas a acessarem seus direitos e, sobretudo, a acreditarem e desenvolverem suas habilidades e capacidades de transformar realidades, a partir da arte para educação”, completou a diretora geral.
Resultados e impactos
Durante os dezesseis anos de história, a Geração Futuro contribuiu com a formação de crianças, adolescentes e jovens, montou seis grupos de teatro e um de macaratu, produziu mostras e festivais de cultura e atuou junto aos órgãos de promoção de direitos, influenciando nas políticas públicas. Conseguiu estruturar sua sede própria, numa comunidade periférica da cidade de Pombos/PE, onde funciona o escritório e é ponto de partida para realização dos projetos.
Agente de Desenvolvimento Ambiental
A Geração Futuro iniciou a formação com a segunda turma do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. Desenvolvido em um modelo híbrido, o curso é voltado para estudantes da rede pública de ensino de Pombos, tem carga horária de 160h e é dividido nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”. Ao todo, a segunda turma conta com cerca de cem crianças e adolescentes, de comunidades na zona urbana e rural de Pombos.
Segundo a coordenadora pedagógica do Projeto, Adriana Freitas, um dos objetivos do curso é o de sensibilizar os estudantes sobre a relação com o meio ambiente e, nesse sentido, uma série de atividades será proposta. O educador social da Geração Futuro, José Emerson, destaca que o conteúdo proposto pela formação vai capacitar os estudantes a debaterem sobre questões do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.