Ceclin
jan 12, 2010 2 Comentários


Galo terá novidades no Carnaval 2010

Do JC Online

No Recife é assim: começou o ano, começou o Carnaval. Uma prova disso é que nesta terça-feira (12) foram anunciadas as novidades do maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada.
Entre as mudanças estão a estreia do “Pinto da Madrugada”, uma agremiação com programação voltada para as crianças e uma proposta, que ainda está sendo analisada, de criar um circuito complentar. Na 33ª edição da festa, a organização resolveu não homenagear um personagem, mas sim toda a cultura do Estado, para isto foi eleito o tema “Galo: Pernambuco de Todos os Carnavais”.

Para fazer a festa dos foliões, o bloco virá às ruas do Recife acompanhado de 30 trios elétricos, dois a mais do que na edição passada, quatro carros alegóricos, três bonecos gigantes e o tradicional carro abre alas com um Galo de quatro metros de altura. A expectativa para este ano é atrair mais de dois milhões de pessoas.

E já que a festa estará homenageando a pluralidade da cultura pernambucana, nada mais justo do que contar com a presença de manifestações carnavalescas de 12 municípios, de diversas regiões do Estado. No dia do desfile vão estar presentes grupos culturais trazendo rítimos como Coco, Ciranda, Maracatus, Caboclinhos, Cavalo Marinho, Caretas, Caiporas e Papangus.

Este ano, a promessa da organização do Galo da Madrugada é de que a festa, realizada no Sábado de Zé Pereira, será pontual. O desfile começa, oficialmente, às 9h e tem término previsto para às 18h30, como determina a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS).

A notícia ruim é que o público cativo do Galo da Madrugada vai ter que esperar até o dia 9 de fevereiro, Dia do Frevo, para saber quais serão as atrações do bloco. Também nesta data será inaugurada uma estátua de Enéias Freire em bronze, que será instalada na Praça Sérgio Lorêto, bairro de São José, no Recife.

As mudanças e novidades foram anunciadas pelo presidente do Galo, Rômulo Menezes, o seu vice, Rodrigo Menezes, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevêdo, e a assessora especial de Turismo da Secretária de Turismo da Cidade do Recife, Mayse Cavalcanti, em reunião realizada no Palácio do Galo, que fica rua da Concórdia, bairro de São José.

NOVO CIRCUITO – O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, anunciou que a organização do bloco está estudando a proposta de criar um circuito complementar para o desfile. A ideia é disponibilizar quatro trios elétricos, dos 30 que já estão programados, que farão um caminho diferente, saindo da Praça da Independência, passando pela Avenida Dantas Barreto, seguindo pela Praça Sérgio Lorêto, Avenida Sul, e chegando a apoteose na Rua imperial. O desfile deve acontecer ao mesmo tempo do que o tradicional, só que começaria e terminaria em horários diferentes. Início às 11h e término às 16h. A proposta é desafogar o desfile principal, atender aos foliões que lotam a Av. Dantas Barreto e facilitar o cumprimento do acordo feito com a SDS, que determina o fim da festa até às 18h30.

PINTO DA MADRUGADA – Com o nome Pinto da Madrugada, o Galo da Madrugada lança uma versão infantil do bloco que será voltado para as crianças. A idéia surgiu através do Maestro Spok, que ao ouvir a música “Pinto da Madrugada”, composta pelo músico Carlos Fernando, propôs a criação da nova agremiação. Para Spok o público infantil merece o seu espaço no carnaval. O Pinto da Madrugada vai sair às ruas na terça-feira de carnaval, às 10h, em um trajeto que tem início na rua da Concórdia, vai até a praça Joaquim Nabuco e retorna a sede do Galo da Madrugada. O desfile infantil será animado pela banda Barca Maluka, Alceu Valença, Frevioca, Orquestra Capital do Frevo e Maestro Spok. A festa da criançada será acompanhada por palhaços, mascote e estandartes.

RUA DA CONCÓRDIA – Durante a reunião que anunciou as mudanças e novidades do Carnaval 2010 do Galo da Madrugada, o presidente Rômulo Menezes pediu que a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) contribuisse com a realização do desfile. Segundo ele, a PCR tem como exigir que empresas privadas, responsáveis pela fiação que fica instalada cruzando a rua da Concórdia, reestruturem a distribuição dos fios, colocando-os de forma paralela às calçadas. Para a organização do bloco, esta mudança irá ajudar a deixar o desfile mais seguro e bonito, além de contribuir com a fluidez dos carros que não vão enganchar nos cabos.(Jornal do Commercio).