• Ceclin
nov 22, 2017 0 Comentário


Fundador do Grupo Borborema, Arthur Schwambach morre aos 97 anos

Óbito ocorreu na madrugada desta quarta-feira (22). Empresário de ônibus tinha 97 anos. O enterro foi realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Arthur Bruno SchwambachO fundador do Grupo Borborema, Arthur Bruno Schwambach, faleceu na madrugada desta quarta-feira (22/11), aos 97 anos de causas naturais. O velório foi realizado durante todo o dia de hoje, na Capela Central do Cemitério Morada da Paz. Ele deixa seis filhos.

Natural do Espírito Santo, Arthur mudou-se ainda jovem para o Recife, onde, no começo da década de 1950, fundou o Grupo Borborema. Na Mata Sul, pelo menos em toda a região que cerca Vitória de Santo Antão, a empresa fincou seu monopólio na prestação do deslocamento intermunicipal.

Atualmente, a companhia opera 181 linhas de transporte urbano, intermunicipal e interestadual, atendendo, além de Pernambuco, outros Estados do Nordeste, como Alagoas, Sergipe e Bahia. Ela conta com uma frota de 420 veículos, que transportam, por dia, 300 mil pessoas, em 52 linhas do Sistema Grande Recife Consórcio de Transporte.

Schwambach foi presidente da Urbana-PE quando se chamava Setrans-PE, na década de 1960, além de atuar em outros órgãos nacionais do setor de transporte, como a Rodonal. “Seu trabalho é reconhecido não só em Pernambuco mas nacionalmente, por seu pioneirismo e engajamento para o crescimento e desenvolvimento do setor de transportes”, afirmou Fernando Bandeira, presidente da Urbana-PE.

Diretor-executivo da empresa de ônibus, Frederico Barros, ressaltou a trajetória do empresário. “O grupo possui oito empresas. Cinco no segmento de transportes, duas concessionárias e uma empresa de representação. Ao todo, são quatro mil funcionários. Essa era a maior preocupação dele, com a família”, pontuou.

 CONHEÇA A HISTÓRIA DE Arthur Bruno Schwambach clicando AQUI