Ceclin
jul 31, 2009 0 Comentário


Fórum Regional da Cultura em Água Preta

No último dia 28 de julho, teve lugar na cidade de Água Preta, próxima a Palmares, o I Encontro do Fórum Regional de Cultura da Zona da Mata Sul, que engloba 24 municípios. O Fórum abordou várias linhas relacionadas com a cultura regional, as quais intitula-se Escutas, que na essência significam escutar as reinvindicações.

Tivemos as Escutas: de Artesanato e Moda, de Artes Cênicas, de Artes Plásticas, de Audio-Visual e de Fotografia, de Cultura Popular, de Literatura, de Música, de Patrimônio e dos Gestores.

No final foi criado um Conselho Cultural da Mata Sul. Os representantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, bem como, os da sociedade cultural, foram indicados para cinco, das nove Escutas: Leonardo Edardna (Artes Plásticas), José Ricardo de Lima (Artes Cênicas), José Emanoel da Silva (Moda), Pedro Ferrer (Gestores), Ricardo Melo (Patrimônio).

Vale salientar que todos os 24 municípios integrantes da Mata Sul fizeram-se presentes e que a delegação de nossa cidade era uma das menores. Novos tempos surgem para a cultura da Vitória de Santo Antão.

Parabéns para os eleitos e chamamos a atenção dos mesmos para que se dediquem e revertam a péssima situação em que se encontra a cultura entre nós e que o Executivo e o Legislativo Municipais, entendam que cultura não é bobagem, nem tão pouco perda de tempo.


por Pedro Ferrer,
Diretor de Cultura da Vitória.