Ceclin
jun 11, 2012 0 Comentário


Fornecedores acham que Usina Catende somente será vendida num segundo leilão

Blog do Jamildo

Embora otimista em relação ao futuro da Usina Catende, o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão, acredita que o leilão da usina previsto para acontecer no próximo dia 13 não vai encontrar compradores.

“A Usina não será arrematada nessa primeira oportunidade, haverá um segundo leilão. O lance mínimo definido, de R$ 100.785.893,00, é incompatível com a realidade. Atualmente a Catende está bastante sucateada”, declarou.

Ainda de acordo com Carneiro Leão, os Governos Federal e Estadual, as entidades de classe, e o Sindicape estão se articulando para que a Usina Catende volte para a mão dos trabalhadores. Por esse motivo, segundo ele, caso aconteça esse segundo leilão, haverá amplo apoio para que o arremate seja realizado por parte dos trabalhadores.

Por outro lado, Gerson Carneiro Leão teme que a usina seja comprada por interessados de fora do estado de Pernambuco.

“Nosso medo é que algum investidor de fora do estado consiga levar a Catende. Essa situação só iria gerar mais desemprego, e consequentemente, miséria. Se Catende ficar sem moer, será um caos para a Mata Sul de Pernambuco”, alerta o presidente do Sindicato dos Cultivadores.