Ceclin
abr 06, 2021 0 Comentário


Veja 3 formas de usar a moda ao seu favor no mundo corporativo

Ainda que o ambiente corporativo seja formal, é possível usar a moda para criar um estilo único. Autor: helpsg / Fonte: Pixabay.com

Quem trabalha em um ambiente corporativo sabe: a sua imagem é tão importante quanto sua habilidade profissional. Vestir-se adequadamente, tanto de acordo com o local, a situação quanto em relação à posição ocupada na empresa é um dos determinantes para o sucesso na profissão.

No entanto, como existem muitas variáveis que podem interferir no estilo de se vestir, nem sempre os profissionais acertam no dress code.

O fato é que, independentemente de o funcionário ser um estagiário ou alto executivo, no mundo corporativo ele se torna, em algum momento, o rosto da empresa.

Por isso, ao representar o ambiente de trabalho, o profissional precisa seguir algumas regras, incluindo o tipo de roupa mais apropriado, conhecido como dress code.

Além disso, a escolha do look certo na hora de se vestir influencia no marketing pessoal. Para Patrícia de Souza, editora de Estilo da StyleSpring Brasil, ao se vestir de acordo com o ambiente corporativo em questão, o funcionário mostra que se adaptou ao local e compreendeu os valores da empresa, incorporando-os ao seu estilo de vida.

O look certo no dia a dia de trabalho, portanto, acaba sendo uma demonstração de que o profissional é dedicado e de confiança. Por isso, é importante conhecer qual é o código de vestimenta adotado na empresa.

Mas, além disso, vale seguir as três dicas de especialistas no assunto que reunimos para você. Confira:

Design diferenciado
Não é porque você trabalha em um ambiente corporativo que precisa, necessariamente, ficar restrito a utilizar apenas ternos e tailleur. Ainda que de modo geral esse seja o dress code mais adotado em ambientes formais, é possível acrescentar peças que garantam um estilo e uma identidade únicos.

Hoje, por exemplo, já existem opções formais, mas com um design diferenciado, de calças sociais, saias, vestidos e blazers.

Além disso, você pode investir em acessórios como sapatos, meias e camisas com visual mais moderno, e que combinem com o tom sóbrio do resto da roupa.

Criatividade e versatilidade
Nem sempre é possível ter um guarda-roupa inteiro com peças para se trabalhar no ambiente corporativo. Para garantir a variedade do seu estilo, e ainda se manter na moda, uma boa dica é ter peças coringas que possam ser utilizadas em diferentes composições.

Uma blusa básica e branca, por exemplo, pode combinar facilmente com uma calça de linho, uma de alfaiataria ou uma saia lápis. Já uma calça preta é a peça ideal para usar por vários dias seguidos, mudando apenas a parte de cima e os acessórios.

Cores sóbrias e vivas
Também é fundamental considerar as cores que serão utilizadas no local de trabalho. Isso porque, as cores das roupas têm forte poder sobre sua imagem profissional.

Com isso em mente, prefira peças de cores sóbrias em ambientes corporativos mais formais, já que elas transmitem seriedade.

Uma boa opção de acordo com os consultores de moda é usar cores claras, como branco e azul claro, na peça de cima, e priorizar as escuras na peça de baixo, como cinza, verde escuro e preto.

Mas é sim possível incluir pontos de cores mais vivas ao look. Aqui vale utilizar um colar ou uma gravata que podem se destacar na medida certa, garantindo mais personalidade ao visual.