Ceclin
Maio 27, 2013 0 Comentário


Filme que conta a história de ex-presos políticos de Pernambuco será lançado nesta segunda-feira

Blog do Inaldo Sampaio

Será lançado nesta segunda-feira às 20h, no tradicional Cine São Luiz, no centro do Recife, o documentário “Mesa Vermelha” com depoimentos de 23 ex-presos políticos pernambucanos que participaram da luta armada contra a ditadura militar.

A maioria dessas pessoas cumpriu pena na antiga Casa de Detenção do Recife, onde está localizada hoje a Casa da Cultura. Muitas delas, após a anistia de 1979, disputou cargos eletivos e ocupou cargos importantes no Estado como Luciano Siqueira (atual vice-prefeito do Recife), Chico de Assis (ex-secretário dos governos Jarbas Vasconcelos e Roberto Magalhães), José Arlindo Soares (ex-secretário de Jarbas Vasconcelos) e Marcelo Mário Melo (ex-assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco).

O documentário tem 80 minutos de duração e foi produzido pelas ex-presas políticas pernambucanas Lília Gondim e Yara Falcón com recursos do Ministério da Justiça.

Outra ex-presa política pernambucana, Dulce Pandolfi, irmã do secretário de finanças da prefeitura do Recife, Roberto Pandolfi, vai prestar depoimento nesta terça-feira à Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Por sua militância de esquerda, ela foi presa e barbaramente torturada na década de 70.