• Ceclin
mar 15, 2018 0 Comentário


Festa de São José na Mangueira, em Vitória, segue até o dia 19

o pai adotivo de Jesus é referência para o Bairro da Mangueira que há 94 anos. Aluizio Júnior Pascom Livramento

O pai adotivo de Jesus é referência para o Bairro da Mangueira há 94 anos. Foto: Aluizio Júnior/ Pascom Livramento

Por Lissandro Nascimento 

O Dia de São José é celebrado em 19 de março, assim a exemplo de outras cidades, em Vitória de Santo Antão, o pai adotivo de Jesus é referência para o Bairro da Mangueira que há 94 anos promove festividade em sua homenagem. As celebrações tiveram início no ultimo sábado (10/03) e seguem até a segunda-feira (19). No primeiro dia houve hasteamento da Bandeira e a celebração da Santa Missa. Desde então o novenário ocorre com a recitação do Terço às 18h, Novena às 19h, e Missa às 19h30.

A Igreja de São José conta com atividades religiosas e festividade profana na parte externa, onde artistas regionais se revezam no palco. Tradicionalmente, para os agricultores, sobretudo os nordestinos, se chover até o dia em homenagem ao Santo, é sinal de que o período será favorável para o plantio e lavoura.

Na segunda (19), a programação começa pela manhã, às 06h, com alvorada festiva. Às 12h, ocorre a girândola e, às 18h, a Missa solene celebrada pelo Padre André Vasconcelos Martins – da Paróquia do Livramento.  A procissão com a imagem de São José vai às ruas a partir das 19h, percorrendo as artérias da Mangueira, do Centro e do Livramento.