• Ceclin
jan 08, 2014 0 Comentário


Festa de Santo Antão tem início nesta quarta-feira em Vitória. Confira a programação

(Festividade tem início nesta quarta-feira e vai até o dia 17, feriado municipal - Foto: José Sebastian / Arquivo / A Voz da Vitória).

Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, dá início nesta quarta-feira (08), às celebrações em homenagem ao 389º aniversário do Padroeiro da cidade. A Festa de Santo Antão de origem secular, deve reunir até a sexta-feira, dia 17 (feriado municipal), milhares de fiéis para acompanhar entre as atividades, a tradicional Procissão, às 16h do último dia, que pela manhã, às 10h, terá concelebração eucarística presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

Hoje, a abertura do evento acontece às 18h com hasteamento das bandeiras de Santo Antão e São Sebastião, após a Missa. A festividade carrega este ano o título “Com Santo Antão, vivemos a nova aurora da Igreja”. A Paróquia é conduzida pelo Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti.

(Monsenhor Renato da Cunha celebra noite de hasteamento das bandeiras, nesta quarta, dia 08 - Foto: Marcio Souza / Arquivo/ A Voz da Vitória).

Shows – A Festa de Santo Antão anualmente conta com atrações locais em um palco montado ao lado da Paróquia. Os shows devem ocorrer em algumas noites do evento, com início previsto às 19h.

Este ano, na véspera do feriado municipal (Dia 16), as Bandas Limão com Mel e Mastruz com Leite sobem ao palco no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, localizado no final da Avenida Mariana Amália, na área central. O evento paralelo, mas em alusão a data, é organizado pela Prefeitura da cidade.

Confira a programação litúrgica completa:

08/01 – Abertura da Festa

Noite patrocinada pelos juízes das Bandeiras de Santo Antão e São Sebastião.

Após a missa, hasteamento das bandeiras.

Celebrante: Mons. Renato da Cunha Cavalcanti, Pároco.

09/01 – Quinta-feira

Noite patrocinada pela Pastoral de Acolhimento, Grupos da Mãe Rainha, Movimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e Grupo da Melhor Idade.

Celebrante: Pe. José Severino da Silva, Pároco da Paróquia de São José, em Casa Caiada, e Vice Reitor do Seminário de Olinda.

10/01 – Sexta-feira

Noite patrocinada pelos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, Pastoral Catequética (Criança, Jovens, Crisma e Perseverança), COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) e Apostolado de Oração.

Celebrante: Padre Arlindo S. Moura, OMI – Vigário Geral da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, em Vitória.

11/01 – Sábado

Noite patrocinada pela Pastoral da Juventude, EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Renovação Carismática, Equipe de Eventos, GDL (Grupo de Dança Litúrgica), Grupo Jovem “Seguindo teus passos”, Grutemat, Grupos de Oração “Semente da Vida”, Acólitos e Coroinhas, Equipes de Liturgia, de Leitores, de Cantores e Tecladistas.

12/01 – Domingo

14h – Noite patrocinada pelas comunidades rurais da Paróquia de Santo Antão.

Celebrante: PE. Fernando Castro, Vigário paroquial das Paróquias de Santo Antão e Nossa Senhora do Livramento.

19h – Noite patrocinada pela Pastoral Familiar, ECC (Encontro de Casais com Cristo), e Pastoral do Batismo.

Celebrante: Pe. Pedro Jorge Costa Silva, Pároco da Paróquia de Santo Antão, em Tiúma, São Lourenço da Mata.

13/01 – Segunda-feira

Noite patrocinada pela Legião de Maria, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Associação Maria Amélia (AMA), e Irmandade das Almas.

Celebrante: Dom Marcos Ferreira do Carmo, OSB, Mosteiro de São Bento, Olinda.

Dia 14/01 – Terça-feira

Noite patrocinada pelo Grupo de Oração “Terço dos Homens”, “Conselho Paroquial da Pastoral” (CPP), “Pastoral da Comunicação” e “Pastoral do Dízimo”.

Celebrante: Pe. Maurício Roberto Diniz de Souza, Vigário Episcopal do Vicariato Vitória e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Moreno.

15/01 – Quarta-feira

Noite patrocinada pelas comunidades de Nossa Senhora da Conceição, no Lídia Queiroz, Bem – Aventurado João Paulo II, no Loteamento Belo Horizonte; Santa Terezinha, no Sítio do Meio, Santa Cruz, no Bairro do Maranhão, e Pastoral da Criança.

Celebrante: Pe. Alberto José Falcão de Lira; Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Primavera.

16/01 – Quinta-feira

Noite patrocinada pela comunidade São João Batista, em Redenção, Associação dos Senhores de Caridade, Vicentinos, Irmãos do Colégio Nossa Senhora da Graça, Casa dos Pobres, Grupo de Oração Irmã Isabel e voluntários da Casa dos Pobres.

19h – Véspera Solene com participação dos seminaristas do Seminário de Olinda.

Celebrante: Dom Luiz Pedro Soares, OSB, Prior Administrador do Mosteiro de São Bento, em Olinda.

17/01 – Sexta-feira

10h – Solene concelebração eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

16h – Procissão com as imagens de Santo Antão e São Sebastião, presidida pelo Mons. José José Albérico Bezerra de Almeida, Vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e Cura da Catedral de Olinda. 

Por Marcio Souza, especial para o Portal A Voz da Vitória.