Ceclin
jan 07, 2015 0 Comentário


Festa de Santo Antão começa nesta quarta-feira em Vitória; confira a programação

(Procissão ocorre no último dia da festa - Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

Procissão ocorre no último dia da festa (17) – Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória.

O novenário em homenagem ao padroeiro da cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, terá início nesta quarta-feira (07). De hoje, até o dia 17, diversas atividades litúrgicas estão previstas para ocorrer no templo da Igreja Matriz de Santo Antão. Na primeira noite do evento, ocorre a procissão da bandeira, que sairá da Capela de Santa Terezinha, no Sítio do Meio, às 18h, em direção à Igreja Matriz. Às 19h está prevista a missa inaugural celebrada pelo Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti.

Reunindo milhares de fiéis, a procissão de encerramento sairá pelas ruas da cidade no último dia das festividades, às 16h, com as estátuas de Santo Antão e São Sebastião. A festa do padroeiro vitoriense carrega uma tradição de 390 anos.

Confira a programação completa:

07 de janeiro, quarta-feira

18h – Procissão da bandeira, saindo da Capela de Santa Terezinha, no Sítio do Meio, em direção à Igreja Matriz de Santo Antão

19h – Missa de abertura da festa

Celebrante: Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, Pároco de Santo Antão (Vitória/PE).

 08 de janeiro, quinta-feira

Noite patrocinada pela Pastoral do Acolhimento, Grupos da Mãe Rainha, Movimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e Grupo Melhor Idade.

Celebrante: Pe. Marlon Lauriano dos Santos

Neo –  Sacerdote da Arquidiocese de Olinda e Recife.

09 de janeiro, sexta-feira

Noite patrocinada  pelos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, Pastoral Catequética (Criança, Jovens Crisma e Perseverança). COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) e Apostolado da Oração.

Celebrante: Pe. Edinaldo Tavares, OMI – Adm. Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Vitória –  PE).

10 de janeiro, sábado

Noite patrocinada  pela Pastoral da Juventude, EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Renovação Carismática Católica: Equipe de Eventos, GDL (Grupo de Dança Litúrgica); Grutemat; Comunidade “Sementes de Vida”; Adultos e Coroinhas; Equipes de Liturgia; Leitores; Cantores e Tecladistas.

Celebrante: Dom Luis Pedro Soares, OSB – Prior Administrativo do Mosteiro de São Bento (Olinda – PE).

11 de janeiro, domingo 

9h – Missa com a participação de todas as Comunidades rurais  da Paróquia: Nossa Senhora do Carmo, no Sítio Boa Sorte; São Francisco de Assis, no Sítio Galiléia; Nossa Senhora da Conceição , no Engenho Una e Ladeira de Pedra.

Celebrante: Pe. Fernando Castro – Vigário Paroquial  das Paróquias de Santo Antão e Nossa Senhora do Livramento (Vitória – PE)

19h – Noite patrocinada pela Pastoral Familiar, ECC (Encontro de Casais com Cristo ) e Pastoral do Batismo .

Celebrante: Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

12 de janeiro, segunda-feira

Noite patrocinada pela Legião de Maria; Pastoral da Saúde; Pastoral Carcerária; Associação Maria Amélia (AMA) e Irmandade das Almas.

Celebrante: Pe. André de Vasconcelos Martins, Adm. Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesues, no Curado.  (Recife –PE).

Dia 13 de janeiro, terça-feira

Noite patrocinada  pelo Grupo de Oração “Terço dos Homens’’,  Conselho Paroquial da Pastoral (CPP), Pastoral da Comunicação (PASCOM), e Pastoral do Dízimo

Celebrante: Pe. Antônio Diêgo Santos da Cunha

Neo – Sarcedote da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Dia 14 de janeiro, quarta-feira

Noite patrocinada pelas comunidades Nossa Senhora da Conceição, no Lídia Queiroz; São João Paulo II, no Loteamento Belo Horizonte; Nossa Senhora das Dores, no Loteamento Tancredo Neves; Santa Terezinha, no Sítio do Meio;  Santa Cruz, no Maranhão;  e a Pastoral da Criança.

Celebrante: Pe. Rubens Soares de Almeida  – Adm. Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (Vitória – PE).

Dia 15 de janeiro, quinta-feira

Noite patrocinada pela comunidade de São João Batista, em Redenção; Associação das Senhoras de Caridade; Vicentinos; Irmãs Damas da Instrução Cristã; Casa dos Pobres; Capela de Nossa Senhora de Fátima, Irmãs Servas da Caridade; Grupo de Oração Irmã Isabel e voluntários da Casa dos Pobres.

Celebrantes: Pe. Davi Gonçalves da Silva – Adm. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Matriz da Luz (São Lourenço da Mata – PE).   

Dia 16 de janeiro, sexta-feira

18h30 – Primeiras Vésperas Solenes do Glorioso Santo Antão Abade, com participação dos Seminaristas do Seminário de Olinda.

19h – Santa Miss em Ação de Graças por todos os que trabalharam na festa em memória dos benfeitores falecidos.

Celebrante: Pe. Antônio Neto Feitosa, Neo – Sarcedote da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Dia 17, sábado

(Data oficial da festa)

10h – Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Maurício Roberto Diniz, Vigário Episcopal do Vicariato Vitória e Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Moreno – PE.

16h – Solene Procissão com as imagens de Santo Antão e São Sebastião, percorrendo as principais ruas de nossa cidade, encerrando coma bênção do Santíssimo Sacramento, no calçadão da Matriz.