• Ceclin
ago 02, 2018 0 Comentário


Feriado em Vitória nesta sexta pelos 373 anos da Batalha do Monte das Tabocas

A programação durante esta sexta conta com corrida, procissão, missa, encontro de bandas, inauguração e shows musicais. Foto: Arquivo/A Voz da Vitória

A programação durante esta sexta conta com corrida, procissão, missa, encontro de bandas, inauguração e shows musicais. Fotos: Arquivo/A Voz da Vitória

Por Lissandro Nascimento 

A data 3 de Agosto tem como registro o fato ocorrido que contribuiu nos rumos da História em Terras Brasileiras, o Monte das Tabocas que desencadeou um espírito de resistência crucial para a retomada do domínio da então província de Pernambuco. Localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul pernambucana, em 1645, houve a primeira batalha da campanha de expulsão dos holandeses de Pernambuco no século XVII. Os 373 anos do importante combate entre luso-brasileiros e holandeses é lembrado nesse feriado na cidade com as repartições públicas e comércio fechados, além de atos cívicos, religiosos e festivos nesta sexta-feira.

A programação durante esta sexta conta com corrida, procissão, missa, encontro de bandas, inauguração e shows musicais. Logo às 8h. ocorre o Hasteamento das Bandeiras, na Praça 03 de Agosto, Bairro Livramento, com participação do TG 04/007 e da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto.

Tradicional Corrida das Tabocas 2017Após o ato cívico, acontece a 40ª Corrida das Tabocas saindo da Praça seguindo até o Monte das Tabocas. A tradicional Corrida conta nesta edição com apenas atletas do Município, quando os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberão premiações por parte da Prefeitura. Ainda durante a manhã, se destaca a Procissão de Nossa Senhora de Nazaré, com Missa celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz, na Capela do Monte. Já à tarde se realiza as atrações Culturais/Artísticas no Sítio Histórico.

No final da tarde, um Encontro de Bandas/Fanfarras consta na programação na Praça Dom Luiz de Brito (Matriz), com Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto, Banda Marcial da Escola Mariana Amália, Banda do GEM Pedro Ribeiro e Banda Marcial da Escola CAIC Diogo De Braga. Na oportunidade, às 19h haverá a inauguração do Letreiro na Praça Matriz com apresentações dos cantores Maria Clara e Willian Vieira.

FEIRA DE ANIMAIS 

No sábado (04/8), acontece a secular e tradicional Feira de Animais de Agosto. Na ocasião, haverá shows musicais com Slayne Vaqueira, Cazu do Forró, Dedo Bezerra e Forró da Moda. O evento será no Parque de Exposições e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, no bairro de Conceição II (Iraque), a partir das 8h. da manhã.

SILOGEU 

Na noite da sexta, dia 02, o Teatro Silogeu Professor José Aragão, recebe solenidade promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória em referência a Batalha das Tabocas. Consta na pauta uma palestra com o Dr. Fernando Guerra, eminente professor da UFPE.