Ceclin
jan 11, 2022 0 Comentário


Feriado 17 de janeiro: Vitória celebra 397 edições da Festa do Padroeiro Santo Antão

A Igreja Católica celebra Santo Antão no dia 17 de janeiro, o santo que é também chamado de Santo Antônio Abade. Ele é considerado o pai dos monges cristãos e um elevado modelo de espiritualidade ascética. Nascido no Egito em torno do ano 250, numa rica família rural, perdeu os pais aos 20 anos e decidiu dividir os seus bens com os pobres e se retirou ao deserto para uma vida penitencial como eremita, chegando a viver junto a um cemitério para se aprofundar na meditação sobre a morte derrotada por Jesus. A inspiração para a renúncia ao mundo lhe tinha vindo durante uma Santa Missa, quando em seu coração se destacaram estas palavras de Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres”.

Diante deste sagrado legado, há 397 anos, o Município de Vitória, na Mata Sul pernambucana, acolheu como seu Padroeiro o Santo Antão, que em 2022 celebra o tema “Assim como Santo Antão, busquemos o pão da vida eterna”, em referência ao Congresso Eucarístico do Brasil, que acontece no final deste ano.

A programação litúrgica inspirada em Santo Antão segue até a próxima segunda-feira (17.01), feriado municipal, celebrando a vitória sobre a pandemia e comemorando os 40 anos de ordenação sacerdotal do Padre Héctor Ruiz. A festa também marca a despedida dos sacerdotes Monsenhor Maurício Diniz, Francisco de Assis, e do próprio Héctor, os quais serão transferidos para outras comunidades católicas. A procissão sai às ruas no dia 17, após a missa de encerramento, às 17h, com as Imagens do padroeiro local e do co-Padroeiro São Sebastião.

Ainda no dia 17 de janeiro, a solenidade do glorioso Santo Antão Abade conta às 10h. com Solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Com a participação dos juízes da Festa Ministros Extraordinários da Santa Comunhão. Já às 17h. haverá a Santa Missa de Encerramento da Festa presidida pelo Pe. Mateus, Pároco da Paróquia N. S. das Graças – Curado, Recife. Após a Missa, procissão com as Imagens de Santo Antão e São Sebastião, percorrendo as principais ruas da cidade.

A Prefeitura local havia programado shows musicais no Pátio da Matriz, porém devido ao avanço do número de contaminados pela Covid-19 e demais síndromes gripais que atualmente assolam o País, o órgão anunciou semana passada a suspensão da programação de rua tanto do Carnaval 2022 e dos shows da Festa de Santo Antão.

3º Salão de Artes da Festa de Santo Antão

Em sua terceira edição acontece o Salão de Arte da Festa de Santo Antão com exposição até o dia 17 de janeiro, na Igreja do Rosário. A promoção  é uma realização da Paróquia de Santo Antão, sob a coordenação do Monsenhor Maurício Diniz, idealizador dessa exposição, objetivando abrir espaço e promover os talentos locais na arte da pintura em quadros. O evento segue aberto para visitação ao público das  14h às 21h, na Igreja do Rosário.