Ceclin
nov 11, 2013 0 Comentário


Feira adotiva de cães e gatos supera expectativa em Vitória de Santo Antão

 

(Fotos: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

Número superior a 35 animais entre cães e gatos foram adotados 

Superando as expectativas, a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos ocorrida em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, levou até a Praça Dom Luiz de Brito, na manhã deste domingo (10), inúmeras pessoas interessadas em obter um animal de estimação. Bastava chegar ao local com um documento oficial com foto que já levava para casa o bichano escolhido, inclusive com castração garantida.

Essa movimentação teve início antes mesmo da abertura oficial do stand, às 10h30 da manhã. Com a grande procura, foi fácil para algum animal encontrar um dono. Assim que chegavam os animais, transportados de outros locais, logo se via alguém interessado ou ao menos especulando adotá-los.

Quem esteve ansiosa para conseguir logo cedo levar um animal para casa foi a pequena Ariel Valéria, de apenas 07 anos de idade. Ela adotou a cadela ”Nathy”. Ao lado dos pais e da veterinária Rita de Cássia que acompanhou todo o processo de adoção, Ariel demonstrou satisfação ao ter adotado a fêmea.

Além de interessados na procura, a Feira foi marcada por pessoas que queriam doar os animais. Quem levou dois deles, foi a bióloga de 32 anos, Andrea Cajueiro Conçalves. Encontradas nas ruas, duas cadelas recebiam até então os cuidados dela. Agora, estão de novo lar.

A bióloga acredita que ainda existe preconceito contra os animais e muitas pessoas os abandonam devido a reprodução desenfreada que ocorre sem a castração, que no caso se refere às fêmeas. “Infelizmente faltam políticas públicas voltadas a preservação dos animais. É importante cuidar deles e preservá-los mesmo com tanto preconceito ainda existente”.

Andrea levou duas cadelas para serem adotadas na feira. Ambas, ganharam novo endereço.

Esta iniciativa de organizar um evento voltado para os animais foi planejada pelo Movimento de Amigos Protetores de Animais (MAPA). O grupo existe há menos de um ano e foi formado em Vitória de Santo Antão.

(Intensa procura por cães e gatos agradou Presidente do MAPA).

Rafaella Tavares, 27 anos, presidente do MAPA, é estudante veterinária e afirmou estar surpresa com o a mobilização de pessoas na Feira de Adoção.

“O movimento surgiu em pequenas reuniões e a cada dia vem crescendo com a ajuda de amigos e profissionais da área. Hoje, particularmente foi muito importante a participação popular. Na cidade, sentimos falta de uma atenção maior para com os animais. Campanhas de castração poderiam ser feitas periodicamente para atender comunidades carentes”, finalizou Rafaella, levantando a discussão voltada para a preservação dos animais no Município.

Segundo a organização, um número superior a 35 animais foram adotados na Feira. O evento se deu em parceria com veterinários, pet shop’s, clínicas e amigos. O stand do MAPA permaneceu até o final da tarde.

Por Marcio Souza, especial para o A Voz da Vitória.