Ceclin
jan 24, 2020 0 Comentário


Feijoada da ABTV e prévias de Troças abrem folia 2020 em Vitória de Santo Antão

Feijoada da ABTV e prévias de Troças abrem folia 2020 em Vitória de Santo Antão

Com movimentos de ensaios e prévias carnavalescas agendadas, a contagem regressiva rumo ao carnaval de Vitória agita a partir deste final de semana, confira…

por Lissandro Nascimento

A festa mais esperada pelos foliões pernambucanos está se aproximando, porém a comemoração já iniciou. Algumas prévias da folia de Momo de 2020 já dispõem de horários e locais confirmados, onde blocos, clubes e troças carnavalescas da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, anunciaram até agora.

O primeiro passo do frevo foi dado na noite do dia 18 de janeiro, quando a Associação do Carnaval Tradicional da Vitória (ACTV), promoveu atividade festiva no Clube Abanadores “O Leão”, intitulada “Grito de Carnaval”, reunindo inúmeros atores que fazem o carnaval da cidade.

Outra entidade carnavalesca, a Associação dos Blocos de Trio Elétrico da Vitória (ABTV) promove sua nona edição com feijoada, abrindo destacadamente o calendário momesco municipal com as presenças dos dirigentes de blocos, clubes e troças carnavalescas, foliões, patrocinadores, autoridades e a imprensa local, no Restaurante Gamela de Ouro, neste sábado, 25 de janeiro, às 11h, com presença de Orquestras de frevo e artistas que irão se apresentar no Carnaval.

Segundo o presidente Cristiano Pilako, do Bloco A Saudade, que comanda a ABTV até 2021, neste ano a entidade fará cinco homenagens. Dentre elas, na categoria póstuma entram o compositor Guilherme Pajé (falecido em abril/19) e o comunicador Régis Souza (falecido em dezembro/19). O evento ainda presta homenagem pelos 70 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória, além de registrar os “Construtores do carnaval antonense” concedidos ao Maestro Pacheco e a Rosa Santana, ex-diretora da FUNDARPE.

Com movimentos de ensaios e prévias carnavalescas agendadas, a contagem regressiva rumo ao carnaval de Vitória agita a partir deste final de semana, confira…

A partir das 20h deste sábado (25/01), o Clube dos Motoristas “O Cisne” realiza ensaio de rua com orquestra de frevo saindo de sua sede no Bairro do Cajá, em Vitória.

Logo, no sábado, 1º de fevereiro, a Troça Carnavalesca ETsão & ETsuda faz sua prévia às 11h na Cascatinha da Rua Amarela – Matriz, abrindo a programação de frevo da Rádio Tabocas FM (98,5). À noite, o Clube Urso Branco convoca os foliões para às 20h. saírem pelas ruas com orquestra de frevo de sua sede no Bairro da Mangueira.

Já no domingo, dia 02 de fevereiro, uma nova Troça surge na folia de Vitória. “Lava Copo” fará festa às 11h. na Cascatinha da Rua Amarela, sob o comando do versátil carnavalesco Josimar BatFino e Fernando Teixeira.

Outra prévia aguardada é dos Monges em Folia marcada para o sábado, 08 de fevereiro, às 11h. também na Cascatinha da Rua Amarela, animada por orquestra, sob o comando da emissora de rádio comunitária. A troça presta homenagem nesse ano ao Bloco A Saudade e ao seu dirigente Cristiano Pilako.

NOVIDADES 2020

Uma destacada homenagem será feita no dia 16 de fevereiro, a partir das 09h, na Cascatinha da Rua Amarela – Matriz. A Troça “Os Caninhas” completa 20 anos, com mesa de frutas e  feijoada,  ao som da Orquestra Ciclone, do cantor Weverton Sensual, presença de Vânia América e muita PITÚ aos foliões presentes. Tudo isso para prestar reverência ao diretor fundador da agremiação carnavalesca, o Locutor Regis Souza, recentemente falecido.

O Bloco As Virgens da Vitória inova em 2020, pois não mais sairá no sábado antes do Carnaval, agora o bloco passa a desfilar no corredor da folia vitoriense no domingo, 16 de fevereiro, às 15h. A saída será da Praça do Livramento, sendo o trio elétrico puxado pelo cantor vitoriense Jonathan Chocolate.

O esquema policial para o Carnaval 2020 definido pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) alterou o horário do período pré-carnaval (04/01 a 20/02), fixando o limite de até meia-noite.

A Troça Carnavalesca Boi Dela completa no Carnaval 2020 os seus 25 anos de desfile. A tradição de 200 grades de cervejas está mantida para o dia 23 de fevereiro.

O Bloco A Saudade vai repetir seu tradicional sucesso de baile na rua com a Banda Super Oara. Nesta edição prestará homenagem pelos 70 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória.

A mais nova Troça Carnavalesca “Cardeais da Vitória”, fundada em 02 de fevereiro de 2019, confirma cortejo com a Orquestra Ciclone regida pelo Maestro Givaldo Barros. A troça é uma dissidência dos Monges em Folia e também fará homenagem pela passagem dos 70 anos do Instituto Histórico. Saída no sábado de Zé Pereira, dia 22 de fevereiro, às 20h30, da Praça Dom Luiz de Brito – Matriz.

Em breve, a Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, anunciarão o nome que será homenageado no Carnaval 2020. Definiu-se que serão dois nomes homenageados: uma personalidade da atualidade e outra in memorian. Quanto à logística para o carnaval, a pasta convoca para cadastramento os barraqueiros e gasoseiros que pretendem trabalhar no Carnaval da Vitória, devendo os interessados comparecer até o dia 10 de fevereiro