• Ceclin
jan 30, 2017 0 Comentário


Feijoada da ABTV celebra união dos dirigentes para botar o bloco na rua

Feijoada ABTV 2017

por Lissandro Nascimento

No esforço por requalificar a maior manifestação popular e cultural da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, que reúne o tradicional carnaval de rua com orquestras de frevo e seus blocos de trio elétrico, a Festa de Momo na cidade resiste às intempéries e equivocados gerenciamentos públicos, contudo, aqueles que fazem o carnaval tomar as ruas vitorienses, seus dirigentes de agremiações e foliões, dão provas de resistência para valorizar as tradições carnavalescas. Evento que marca o início das festividades na cidade, a sexta edição da Feijoada da Associação de Blocos de Trio Elétrico da Vitória (ABTV) reuniu no sábado (28/01), no Restaurante Gamela de Ouro, dirigentes de blocos e troças carnavalescas, representantes do poder público, artistas e imprensa local, sob a condução do jornalista José Edalvo. A festa fez homenagens as personalidades do carnaval vitoriense, quando pessoas que atuaram na construção da associação foram lembradas.

Charles Romão ABTVCharles Romão, presidente da ABTV, reforçou a importância de homenagear alguns blocos carnavalescos nos 20 anos de fundação da entidade, os quais receberam nesse sábado o certificado “Construtor do Carnaval”. Para ele, as agremiações agraciadas cuidam a seu tempo em fomentar o Carnaval de Vitória. Romão, do Baby Alegria, frisou que a união dos dirigentes dos blocos de trio elétrico, mesmo aqueles que não mais desfilam nas ruas de Vitória, é primordial, pois sempre estiveram unidos contribuindo para o sucesso do desfile de todos aqueles que compõem a associação. O carnavalesco aproveitou a presença de representantes da nova gestão à frente da Prefeitura de Vitória, para parabenizar o tratamento atencioso que tem sido disponibilizado pelo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes – Marcos Rocha. Para ele, o gestor vem buscando o diálogo, estando aberto a sugestões e colaborativo com as novas demandas do Carnaval na cidade. Uma das demandas acordadas é a de que os trios elétricos também poderão circular pela Praça Dom Luiz de Brito (Praça da Matriz).

Dentre os homenageados pela ABTV, o empresário da Pitú, Elmo Cândido Carneiro, falecido no mês passado, recebeu menção póstuma, representado por seus parentes Elminho e Joel Neto. Seu Elmo Cândido, inclusive, dará nome a edição 2017 da Festa de Momo vitoriense. Além dele, foram homenageados a Troça Carnavalesca Boi Dela, bem como Solange Morais de Santana e Maria Inês de Souza (ambas in memória). Demais blocos receberam o título “Construtor do Carnaval”, a exemplo da Rainha do Carnaval, Cebola Quente, Bombeiródromo, As Virgens, Almas Formosas, O Coelho, Marias e Lampiões, Pirata, Papa-légua, Baby Alegria, Saudade e A Girafa, sob a recepção da Orquestra Ciclone, regida pelo Maestro Givaldo.

Animando o evento, artistas que estarão comandando os trios elétricos passaram pela Feijoada da ABTV: Serginho & Banda, do Baby Alegria, Asas da América e Silvana Salazar (A Girafa), Vânia América (As Virgens), Nildo Ventura, Joelma Mota  e Bolsa de Madame (PapaLégua).

A GIRAFA

Salazar em Vitória

Um dos momentos mais animados da 6ª Feijoada da ABTV, na Gamela de Ouro, no último sábado, foi a participação de Silvana Salazar, que vai protagonizar os três dias de desfile no carnaval do Bloco A Girafa, com saída da Praça do Livramento, em Vitória. Ainda desconhecida por maioria dos foliões pernambucanos, Silvana Raquel Salazar de Araújo, é paraense, fonoaudióloga, acupunturista e cantora. Ela já se apresentou no Galo da Madrugada e é conhecida como Rainha dos Casamentos, utilizando o bordão “Chama Salazar”.

Sua performance na Feijoada da ABTV foi excelente. Simpática e animadíssima, ela provou que até o Hino da Girafa está preparada para agitar com os girafeiros. Salazar fez questão de circular cantando por todo o salão da Gamela, demonstrando empatia com o público presente. Certamente, a diretoria da Girafa fez uma acertada escolha.

 CONFIRA AS IMAGENS…

No Carnaval 2017, trios elétricos também poderão circular pela Praça Dom Luiz de Brito (Praça da Matriz). Fotos: Flávio Fox / A Voz da Vitória

No Carnaval 2017, trios elétricos também poderão circular pela Praça Dom Luiz de Brito (Praça da Matriz). Fotos: Flávio Fox / A Voz da Vitória