Ceclin
maio 03, 2023 0 Comentário


Farmácia Viva, da UFPE Vitória, lança cartilha sobre plantas medicinais e remédios caseiros após oficinas em Pombos

Remédios caseiros produzidos com plantas medicinais

O projeto de extensão Farmácia Viva: cultivando saúde lança este mês seu Manual para Preparação de Remédios Caseiros, disponibilizado impresso e em PDF clicando AQUI, após uma série de oficinas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Município de Pombos, no Agreste. O projeto é coordenado pelo professor René Duarte Martins, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que leciona no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (CAV).

Com o objetivo de orientar a população sobre o uso racional de plantas medicinais, o projeto tem realizado diversas atividades extensionistas desde 2010. Ele encontra-se em etapa de expansão do campo de atuação com a chegada à cidade de Pombos, onde a parceria com a Secretaria de Saúde do Município permitiu a realização de escutas qualificadas e produção de oficinas para um grupo ACS.

Em um primeiro momento, foram realizadas três rodas de conversas semanais, com subgrupos de ACS para gravação de informações sobre o uso de espécies vegetais pela população acompanhada pelos agentes. A partir destas conversas, foram estruturadas as oficinas e o Manual para Produção de Remédios Caseiros, que reúne informações sobre 19 plantas frequentemente citadas nas rodas de conversa, seus usos e riscos. A publicação contém QR codes e links para aprofundamentos da temática, permitindo a interatividade.

Após estas formações, a equipe do projeto realizará uma avaliação desta etapa em conjunto com a secretária de Saúde de Pombos, Emanuela Lopes, e com a coordenadora de Atenção Básica, Severina Patrícia da Silva, para definição das estratégias referentes à continuidade das ações.