Ceclin
mar 08, 2022 0 Comentário


Exposição em Glória celebra vida e obra do Mestre Zé de Vina

O Mestre Zé de Vina faleceu no dia 16 de junho de 2021. Com ele, foi embora um conhecimento profundo sobre as raízes da cultura popular brasileira. Conosco, ficaram os frutos da sua longa trajetória, das suas inúmeras viagens e de sua originalidade criativa. Zé do Rojão (seu outro nome) encantou as festas do calendário tradicional, os terreiros da zona rural, as praças e ruas do País. O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá reúne boa parte deste universo, seja pelos objetos do Mamulengo Riso do Povo (1957), seja pelos aprendizes que hoje, por obra dos ensinamentos do grande professor, também carregam o título de mestres e mestras.

O projeto VIDA E OBRA DO MESTRE ZÉ DE VINA pretende, durante uma semana, discutir e difundir a vida e a obra de José Severino dos Santos, o Mestre Zé de Vina. Na oportunidade, estarão presentes outros mestres discípulos, amigos, familiares, pesquisadores e professores. O público, sobretudo, está convidado a participar das oficinas, rodas de diálogo e espetáculos. A homenagem é para o Mestre Zé de Vina, mas também é para sua esposa, Dona Zefa, e todos os seus filhos, em especial, para Paulo e Maro (in memória). A programação é gratuita, presencial, e terá transmissão ao vivo (live) pela Mió TV Comunicação, seguindo o plano de convivência em vigor definido pelo Governo do Estado de Pernambuco. O evento conta com o incentivo do Funcultura/Fundarpe, bem como da Secretaria de Cultura de Glória do Goitá.

INSTAGRAM: @museudomamulengo

PROGRAMAÇÃO:

14 de março 2022

14h – Mesa de abertura com a Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, Museu do Mamulengo de Glória do Goitá e convidados.

14h30 – Exibição do documentário ‘Zé da Comadre Divina’, de Josias Wannzeller.

15h – Roda de diálogo: Mestre Zé de Vina – Como tudo começou.

16h – Apresentação do Mamulengo Riso do Povo (Mestre Bel).

15 de março 2022

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (módulo 1).

14h – Roda de diálogo: Mestre Zé de Vina – Passagens tradicionais.

15h30 às 17h – Apresentação do Teatro História do Mamulengo (Mestre Bila)

16 de março 2022

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (módulo 1).

14h – Roda de diálogo: Mestre Zé de Vina – Loas e músicas.

15h30 às 17h – Apresentação do Mamulengo Nova Geração (Mestra Titinha).

17 de março 2022

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (módulo 2).

14h – Roda de Diálogo: Mestre Zé de Vina – Publicações acadêmicas/estudos com os Pesquisadores Valéria Gomes e Alex Apolonio.

15h às 17h – Apresentação do Mamulengo Arte da Alegria (Mestre Bel).

18 de março 2022

9h às 12h – Oficina de Mamulengo (módulo 2).

15h – Apresentação do Mamulengo Tira Teima (Mestre Zé de Bibi).

16h – Encerramento com show musical: LiterAtos – Rabecaxe.