Ceclin
dez 04, 2020 0 Comentário


Exército insere Monte das Tabocas em projeto de turismo histórico

Em recente encontro, a diretoria do Instituto Histórico de Vitória recebeu militares e técnicos do Exército Brasileiro. Foto: Blog do Pilako

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) apresentou, nesta sexta-feira (04/12) os detalhes do Projeto Memória Militar – Origens do Exército, que visa implantar um roteiro de visitação integrando locais históricos do Estado. Entre os locais incluídos no circuito estão sítios históricos do Recife, Jaboatão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.

O anúncio foi feito no Mirante Henrique Dias, dentro do Parque Histórico Nacional Guararapes (PHNG), em Jardim Jordão, Jaboatão dos Guararapes. O local é considerado pelo Exército como o ponto de nascimento da instituição, em referência à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648.

O Projeto Memória Militar – Origens do Exército tem como principal meta a gestão integrada dos bens culturais que existem em Pernambuco, especialmente os sítios históricos que remetam às origens do Exército Brasileiro, com vistas à sustentabilidade social, histórica, cultural, ambiental e econômica. Para o Tenente-coronel Allan Serrão, supervisor do projeto, a população tem muito a ganhar com o plano. “As principais entregas que nós visualizamos para a sociedade são a preservação da nossa história, o incentivo à pesquisa, a geração de emprego e renda, e nós valorizarmos e reforçarmos nosso sentimento patriótico”, disse.

O objetivo é que, com a implantação do projeto, exista uma maior interação entre a população e os sítios históricos do Estado, visando o conhecimento e o reconhecimento de uma identidade nacional através da história. Além disso, o projeto visa fortalecer o turismo local e incentivar a pesquisa histórica em Pernambuco.

Os custos totais da execução do plano ainda estão sendo mensurados, e devem vir tanto de recursos orçamentários quanto de emendas parlamentares e iniciativa privada. O término da fase de planejamento do projeto está previsto para março de 2021. A conclusão de todas as etapas deve acontecer até dezembro de 2023. Até lá, as atividades seguem de acordo com as restrições impostas pela pandemia.

Diante dessas ações, além do próprio Monte dos Guararapes, o Forte do Brum, Forte das Cinco Pontas e outos, se insere ainda o nosso Monte das Tabocas, local que teve inicio vitorioso de toda saga luso-brasileira na expulsão do invasor holandês,  a partir de 3 de agosto de 1645, equipamento que seria então contemplado nesse circuito e, consequentemente, através de ações amplas e pontuais, ganharia um novo significado,  sobretudo para os cidadãos da Vitória de Santo Antão. Todas as discussões estão sendo acompanhadas pela diretoria do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGV).