Ceclin
out 20, 2009 1 Comentário


Exemplo de homem público

Escrito por Isaltino Nascimento

As manifestações de apoio de políticos das mais diferentes linhas partidárias à indicação de José Múcio Monteiro pelo presidente Lula para ocupar uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU), onde tomou posse nesta terça-feira (20), referendam a trajetória de vida de um homem público da melhor qualidade. Tanto que Múcio não teve dificuldades de ter seu nome aprovado durante a sabatina ocorrida no Senado há quase um mês, quando houve uma sucessão de demonstrações de apreço e respeito da maioria dos integrantes da Casa Alta.
Isso foi multiplicado hoje na solenidade de posse, prestigiada pelo presidente Lula, o governador Eduardo Campos, ministros, parlamentares aliados e da oposição, além de amigos e parentes do novo ministro.

Para quem conhece José Múcio não há espanto. Sua capacidade agregadora, honestidade e compromisso com a vida pública o credenciaram para o posto que ocupa agora, após passar quase dois anos como ministro das Relações Institucionais da Presidência da República e ter atuado anteriormente como líder do governo na Câmara Federal.

Aos 61 anos, passa a integrar o grupo de dez ministros (além de mais quatro substitutos) que compõem o TCU e têm a função de analisar as contas públicas e fiscalizar as ações dos três Poderes e das entidades da administração direta e indireta, chegando ao posto gozando de muito prestígio. O que foi conquistado pouco a pouco desde que entrou na vida pública na década de 70, em Rio Formoso, seu município de origem, onde foi prefeito, e foi se ampliando à medida que galgava novos caminhos na política.

Por isso, nos juntamos a todos que se sentem orgulhosos por esta nova conquista do engenheiro que acumulou mandatos de deputado federal e ocupou cargos de relevância na esfera pública em Pernambuco e fora do nosso Estado, sempre com competência. Somando a isso correção, cordialidade, presteza, que o transformaram em consenso nacional.

Desejo pleno êxito a José Múcio por todas as razões já expostas, mas também por considerar que ele reúne todas as condições para exercer as funções de ministro do TCU, onde certamente prestará valiosas contribuições ao País.

Além disso, faz Pernambuco reafirmar sua posição de destaque no cenário nacional e figurar como celeiro de políticos dedicados, honrados e compromissados com o bem-estar público.

por Isaltino Nascimento,
deputado estadual pelo PT e líder do governo na Assembleia Legislativa, escreve para o Blog todas às terças-feiras.