Ceclin
fev 04, 2009 0 Comentário


Ex Vereador que sofreu atentado está bem

É estável o estado de saúde do candidato a vereador de Pombos, Valdeci Severino Ribeiro Silva, de 40 anos. Ele foi submetido a uma cirurgia no abdômen e no tórax, ele está na sala de recuperação do Hospital da Restauração, segundo a assessoria de imprensa, o político está consciente e ainda não tem previsão de alta. Na tarde da última segunda-feira, como relata a irmã da vítima, Márcia Severino, 27, Valdeci estava deitado na rede do seu sítio, chamado Pé de Serra, em Pombos, distante 72 quilômetros do Recife, quando dois homens em uma moto entraram para pedir informações. “Fiquei sabendo que os dois homens trocaram poucas palavras com ele depois já foram atirando. Estava em outra casa e só escutei os tiros”. Valdeci levou sete tiros. O local onde o candidato mora tem um pequeno cercado, mas há espaços abertos para entrada de estranhos. É localizado em uma parte alta da cidade com estrada de difícil acesso e poucas casas ao redor.
Segundo Márcia, no momento do crime ainda estavam na residência a esposa e o filho de Valdeci. “Não sei por que fizeram isso. Que eu saiba meu irmão não vinha sofrendo ameaças”. Sobre possíveis brigas políticas, ela conta que no mês passado houve uma bate-boca entre adversários políticos, mas que seu irmão não estava no local.
O delegado de Pombos, Eduardo Xavier afirma que, segundo os depoimentos que foram colhidos, Valdeci tem vários desafetos na cidade. “Um dia anterior ele teria se envolvido em uma briga no município de Vitória de Santo Antão. E há 15 dias, ele teria tido um desentendimento com um locutor de rádio, aqui em Pombos”. De acordo com Xavier, estão sendo trabalhadas todas as hipóteses e que todas esses acontecimentos serão investigados. “Outras pessoas vieram aqui falar de outras brigas que o candidato estaria envolvido. Vou averiguar todos, apesar dele não ter nenhuma passagem aqui na polícia”. Ainda esta semana darão depoimentos o caseiro do Sítio e a esposa de Valdeci. Ele foi vereador em Vitória de Santo Antão, tentou se eleger em Pombos nas eleições passadas, mas não foi eleito.

PROTEÇÃO

Segundo os moradores de Pombos, a cidade vem sofrendo muito com a violência. Mesmo achando que o crime ocorrido não foi político, a candidata a prefeita da Cidade, Jane Povão, foi ontem, à Secretaria de Defesa Social, pedir proteção e policiamento redobrado para o próximo domingo, quando acontece novas eleições do município. Jane conta que esse pedido não tem nenhuma ligação com a tentativa de homicídio sofrida por Valdeci (que lhe apoia nas eleições), porém, uma forma de segurança. “Há um grupo de extermínio agindo aqui na cidade, há dois dias mataram um vigilante. Pombos está muito violenta”, disse ela.
(Folha de Pernanmbuco)