Ceclin
jun 29, 2021 0 Comentário


Estudantes de Pombos recebem kits do Projeto Cidade Sustentável

Geração Futuro realiza entrega de kits aos estudantes do Projeto Cidade Sustentável

A Geração Futuro realizou, na última semana, a entrega de kits do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente aos estudantes das comunidades rurais de Pombos, no Agreste pernambucano. Cumprindo os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus, as entregas foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino, seguindo o cronograma definido para cada turma.

Ao todo, cerca de cem kits foram distribuídos, compreendendo todos os participantes da primeira turma do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, das escolas da zona urbana e rural do Município de Pombos. O material entregue é composto por caderno, garrafa, caneca, caneta, camisa e boné personalizados do Projeto, além de máscara de proteção facial e doces.

Na entrega, os/as adolescentes puderam acompanhar os pais e/ou responsáveis. Com a entrega dos produtos, os estudantes também fizeram a devolutiva da atividade realizada no primeiro módulo do Cidade Sustentável, o “Quem Sou Eu? Quem Somos Nós?”.

A coordenadora pedagógica do Projeto, Adriana Freitas, destacou a importância da entrega dos kits. “Ficamos felizes em realizar a entrega desse material aos nossos estudantes, que agora poderão explorar, criar e registrar os aprendizados durante os encontros do Projeto”, disse. “Também foi um lindo momento, pois estabeleceu um primeiro contato presencial com muitos dos estudantes, já que atualmente os encontros da formação estão acontecendo apenas de forma remota”, completou Adriana.

SEDE PRÓPRIA

Há 15 anos, A Geração Futuro tenta viabilizar sua sede. Após conseguir um terreno e investimentos para levantar uma pequena estrutura com sala e banheiro no Loteamento São José, em Pombos, recentemente, com o apoio do Itaú Social, em parceria com o COMDCA de Pombos, a organização conseguiu aporte para reforma e ampliação do ambiente, dando condições para que, após anos de luta, pudesse finalmente ter a sua sede própria.

A primeira etapa da reforma consistiu na recuperação geral do patrimônio, com reparos na estrutura elétrica e hidráulica, troca de esquadrarias (portas e janelas), bem como pintura e colocação de piso e forro. Na última semana, os pedreiros começaram a cavar a base que erguerá um espaço multifuncional, dando, assim, início a segunda etapa da requalificação do prédio, com a previsão de que o novo ambiente esteja pronto no início do próximo mês.

Sobre o Projeto

O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social.