• Ceclin
set 01, 2009 1 Comentário


Estudantes pedem fim da mensalidade na UPE

ROBERTA MEIRELES

Representantes do movimento estudantil de Pernambuco e a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, reuniram-se ontem no auditório da Sectma para discutir o Ensino Superior no Estado. Entre os temas debatidos, estiveram as melhorias na infraestrutura das instituições de ensino superior e a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE).
“É inadmissível que uma universidade pública cobre mensalidade. Educação é um direito de todos e dever do Estado”, apontou a presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Virgínia Barros. “Esse é um assunto que precisa ser discutido sempre. Mas enquanto essa questão não se resolve, entregamos uma plano emergencial com soluções para a nossa educação superior, como melhorias de infraestrutura e investimento nos professores”, completou.
Ainda segundo Virgínia Barros, a secretária foi solidária às reivindicações. “Acho que vamos obter um resultado satisfatório”, disse. De acordo com Luciana Santos, é vontade do Governo extinguir a cobrança de mensalidade na UPE. “O governador está fazendo contas e tentando montar uma equação para resolver esse problema”.
A secretária disse ainda que, na última sexta-feira, foi realizada a primeira reunião para a criação do Fórum de Instituições de Ensino Superior, que vai ser um agente importante nesse processo. “Vamos cuidar da expansão das instituições de ensino, para que não haja superposições ou que não sejam criados cursos que não atendam à demanda regional. Além disso, cuidaremos da matriz curricular das universidades”.
(Folha de Pernambuco).