Ceclin
abr 15, 2008 0 Comentário


Estudantes já podem se inscrever na Olimpíada de Matemática

Já estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os interessados têm até o dia 16 de maio para preencher a ficha de inscrição no site http://www.obmep.org.br/. O estudante precisa estar cursando as séries finais do ensino fundamental, médio ou educação Jovens e Adultos nas escolas municipais, estaduais ou federais.
A olimpíada foi idealizada em 2005, quando o governador Eduardo Campos ainda era ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula. O projeto foi criado para estimular o estudo da matemática entre os alunos das escolas públicas, contribuindo para a qualidade da educação básica e para a identificação de novos talentos nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro, para alunos matriculados na 5ª e 6ª série (6° e 7° ano). O segundo, para estudantes de 7ª e 8ª série (8° e 9° ano) e, por fim, a terceira fase que contempla os alunos do ensino médio. Para os três níveis, na primeira fase, serão realizadas provas com 20 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, um percentual de 5% dos alunos selecionados de cada nível, fará uma prova discursiva, de 6 a 8 questões, aplicada em locais a serem indicados, posteriormente, pela OBMEP.

A primeira fase acontecerá no dia 26 de agosto e a segunda em 08 de novembro. O resultado final será divulgado em fevereiro de 2009. Para os melhores alunos serão oferecidas 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze, além de três mil bolsas de Iniciação Cientifica e três mil certificados de menção honrosa. Para os professores, a premiação consta de 127 cursos de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro.